Como conviver bem com as normas de seu condomínio

Quando vivemos em um condomínio, temos de seguir um código de conduta determinado em diversas assembleias pelos próprios moradores. Em uma dessas assembleias é feita também a eleição de um síndico, que agirá como líder representativo do condomínio. Confira algumas regras para viver em paz com os vizinhos e em segurança dentro do condomínio:

–          Respeite as regras de controle de acesso, ele existe para proteger o condomínio de invasores. Então, quando for entrar no condomínio de carro, por exemplo, espere o portão de fora fechar para abrir o interno. Acenda a luz interna do veículo para que o porteiro veja seu rosto. Não dispense esses pequenos atos, que podem custar muito para todos do condomínio.

–          Alguns prédios possuem código para que o elevador funcione, como digitar uma senha antes de pressionar o andar. Não revele este código para terceiros.

–          Prédios de luxo podem ter ainda leitor biometrico para que o elevador funcione ou para que as portas do hall se abram. Proteja os patrimônios e não estrague o leitor.

–          Se seu prédio permite que os cachorros andem no chão, com coleira, seja responsável e tenha bom senso: se seu cachorro fizer as necessidades em lugar errado, limpe-as! Ninguém é obrigado a conviver com sujeira.

–          Respeite a lei do psiu e não faça barulho depois das 22 horas. Sábado e domingo de manhã, tenha bom senso e não faça barulho muito cedo. Isso ajuda na boa convivência com os vizinhos. E você não sabe quando precisará deles, certo?

–          Economize água e luz para ajudar o meio ambiente, seu bolso também agradece. E, caso essas contas sejam rateadas no condomínio, fale com o síndico para que ele faça uma campanha de conscientização. Sustentabilidade é um conceito para se pôr em prática.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*