Como Criar um Negócio Online [Guia Definitivo]

São muitas as pessoas que buscam o grande segredo para criar um negócio Online. São muitas as pessoas que ainda acreditam que existem coisas ocultas para “ganhar dinheiro na internet“.

Particularmente não gosto nem um pouco dessa expressão.

Não gosto dessa expressão porque muita gente se encarregou de enganar muitas pessoas através dela. E existe, a cada dia, muita gente que acha que é possível ganhar quantidades astronômicas na internet com o mínimo de trabalho.

Isso graças a infinidade de publicidade que vende a ideia de “Dinheiro automático”, “O dinheiro caindo na sua conta em quanto você dorme”, “Faturar 5 dígitos com um Email”, “Lançamentos de 7 dígitos com um infoproduto”, etc.

A ideia de Liberdade financeira e de liberdade de tempo é muito mal percebida por muita gente, sobre todo iniciante. Então eu resolvi criar esse post para detalhar como criar um negócio online que funciona, para mim e para muitos empreendedores.

O grande Segredo vai ser revelado!

Antes que nada, devo dizer o seguinte: É verdade sim, que existe gente faturando alto na internet, que faturam grandes quantidades com um Email ou com um lançamento, mas, se você é iniciante, deve saber que eles:

  • Ou investem dinheiro em publicidade
  • Ou tem uma grande lista de Emails

Para quem é iniciante, isso não é uma realidade. Você vai precisar construir sua lista de Emails que será seu grande ativo. Além disso, essas pessoas, as quais eu admiro, ganharam no tempo autoridade e credibilidade, e é muito merecido o que acontecem com eles agora.

Mas, você tem que reconhecer sua realidade sem se iludir com a realidade dos outros. Logo que você reconhece sua realidade, você precisa se mentalizar que é possível chegar até lá.

Eu acredito que posso, algum dia, morar no meu pais mantendo meus negocios online no Brasil e pudendo criar um negocio online em qualquer lugar do mundo. Eu acredito que posso garantir a tranquilidade financeira da minha família cada que vez que possa criar um negocio online.

Realmente acredito nisso com todas minhas forças, e por isso é que não desisto, nem desisti quando os resultados não chegaram.

Entendendo os primeiros conceitos para criar um negocio online

Antes de tentar sair correndo para “ganhar dinheiro na internet” (o frase legal né?), você deve entender alguns conceitos que serão importantes para sua caminhada empreendedora.

Porque?

Porque você NUNCA deve esquecer que está construindo um NEGÓCIO, e um negócio não é construído da noite para o dia, nem é construído sem estrategias, sem analise.

Então, o primeiro que você deve entender é que precisa mudar sua mentalidade, você precisa ter uma mentalidade empreendedora. Se você quer “ganhar dinheiro na internet” só, está começando errado. Você precisa construir um negócio, então, você vai ser um empreendedor digital. E um empreendedor não é alguém improvisado. Um empreendedor tem a mente forte e bem trabalhada.

Você precisa entender isso. É muito importante para não desistir no futuro ante eventuais problemas ou barreiras.

Mudando sua Mentalidade para criar um negocio online

Então, agora que já tem claro alguns conceitos, deve trabalhar sua mente para que se torne uma mente empreendedora.

Precisa criar hábitos saudáveis, precisa saber que, se quer ter um negócio de sucesso, vai ter que abrir mão de algumas coisas ou até pessoas (desde que no seja sua família). Nunca abra mão de sua família, nenhum empreendimento vale a pena se você vai sacrificar eles. Não compensa de forma alguma a

Precisa conscientizar o fato de que necessitará ser produtivo ao máximo, porque, a maioria de mortais, começamos um negócio online de forma paralela ao nosso emprego. Isso faz com que precise aumentar sua produtividade ao máximo, ou seja, terá que dizer adeus ao Facebook, jogos, telenovelas, e qualquer coisa que “coma” literalmente seu tempo sem acrescentar nada.

Outro ponto importante é que você tem que saber que vai precisar aprender a mexer com ferramentas totalmente novas para você e isso pode trazer alguns problemas naturais. O mesmo acontecerá na hora de aprender novas estrategias e as coloque em pratica, porque algumas não vão a funcionar para você. Nessa hora é onde precisará de ter mais coragem para seguir acreditando em sua ideia e vencer as barreiras.

Como você pode perceber a mudança de mentalidade é importantíssima para seu sucesso, porque a porcentagem de pessoas que desistem diante algumas barreiras ou dificuldades é alto. Isso acontece porque não trabalharam sua mente de empreendedores.

Um empreendedor sabe que parte do negócio é o risco. E que nada garante o sucesso num empreendimento.

O empreendedor inteligente tem a capacidade de mudar de ideia sem culpas quando confere que a ideia inicial não deu resultado para ele. Não é questão de incompetência, simplesmente acontece, o risco é inerente ao negócio. Nunca esqueça isso.

Essa mudança de mentalidade tem que ser gradual e acompanhar todo seu processo.

Escolhendo o Modelo de Negócio para criar um negocio online

Agora que já sabe o que tem que fazer para se tornar um empreendedor digital e criar um negócio online, você precisa saber que modelo de negócio trabalhará. Onde você vai investir seu dinheiro e seu tempo.

Na internet existem muitos modelos de negócios. Alguns deles: Dropshippipng, loja virtual, publicidade, venda de infoprodutos, venda de serviços, marketing de afiliados, etc.

O modelo de negócio que vou focar agora é o de marketing de afiliados baseado em 3 pilares: Blog, Redes Sociais e Email Marketing.

Esse modelo para criar um negocio online é o que funciona para mim e para muitos empreendedores. Não é que os outros não sejam bons, simplesmente eu me encaixei nesse modelo e é dele que vou te falar agora.

Para entrar nesse modelo e criar um negocio online, primeiro devemos entender o que é um afiliado.

Um afiliado é a pessoa que revende infoprodutos de terceiros, simples assim. Você se cadastra numa plataforma (nesse caso utilizaremos a Hotmart) e disponibilizarão para você links especiais personalizados para que possa divulga-los pela internet (de forma estratégica), por cada venda vinda de algum link seu, você é comissionado.

Para trabalhar com a Hotmart, primeiro terá que abrir contas em Bcash e Paypal, algo muito simples de fazer, porém, nesse artigo não falarei de como mexer com as ferramentas o plataformas que precisa porque ficaria muito maior do que está ficando. Só até aqui já foram 1010 Palavras.

Analise e Escolha do Mercado para criar um negocio online

Bom, depois de ter trabalhado sua mente e de escolher o modelo para criar um negocio online, agora sim passamos a atuar.

O primeiro a fazer será uma analise do mercado, para isso utilizaremos o planejador de palavras chaves de Google e Google Trends.

Com o Planejador de palavras chaves você vai analisar os números de seu nicho e com Google Trends você analisará a tendencia dele no ano.

As dois ferramentas são pagas mas pode demorar um pouco até domina-las.

Existe uma ferramenta paga mas que é fantástica, em questão de uma manhã já pode ter noção de várias palavras chaves e fazer outros tipos de analise, como saber quem é seu concorrente. A ferramenta é Market Samurai. Não é indispensável nessa altura compra-la mas é bom que fique sabendo dela para quando precise escalar seu negócio ou criar um negocio online em outros nichos.

Construindo seu Quartel

Logo de todo esse processo inicial, você deverá focar em construir o primeiro pilar para criar um negocio online baseado nesse modelo: O blog.

Porque um blog? É necessário?

Você vai ouvir muito que não é necessário, e de fato, existem outras estrategias para ter um negócio sem blog, mas, um blog vai te dar alguns benefícios que outros canais não vão te dar, além de que, como afiliado, você precisará espalhar mais sua mensagem.

É aqui que vem o primeiro investimento financeiro.

Se você quer ter um negócio não pode pensar que pode criar um negocio online de zero. Esqueça essa teoria de que é possível criar um negócio de zero, não existe. Incluso se você utiliza o limite do cartão, você já está investindo, pelo que não existe esse tal de começar um negócio de zero.

É verdade que o investimento é mínimo, mas, não deixa de ser investimento.

Basicamente você vai precisar de domínio e hospedagem. Sem entrar em muitos detalhes, esse investimento gira em torno de R$ 15 – R$18 mensal. Não é muita coisa.

Depois disso, você vai precisar instalar seu blog em WordPress. Existem outras plataformas para trabalhar, mas, lembre-se que estou detalhando o modelo de negócio que dá resultado para mim. Eu trabalho com WordPress. Simples e pratico. Para alguém que não é programador, como eu, é a opção ideal.

Ai vem um dos primeiros dilemas se você é iniciante. Você vai precisar dominar a primeira de muitas ferramentas, o WordPress.

Para isso você tem duas opções, ou aprende sozinho e demora algum tempo para dominar a ferramenta, ou compra um curso e aprende rápido.

Aqui quero deixar esclarecido algo: Quando você compra um curso, você não está comprando conhecimento, até porque ele está espalhado pela internet e você encontra todo o que possa imaginar. Posso te garantir que todo o que está dentro dos cursos ou infoprodutos no Brasil, você encontra na internet. Mas, é claro, sua curva de aprendizado será demorada.

Então, o que você compra não é conhecimento e sim tempo. Com um curso você vai aprender em 5 dias o que pode demorar meses em aprender. Já sabemos que tempo é dinheiro.

Meu idioma nativo é espanhol e também entendo de Inglês e Alemão porque morei na Europa um tempo, e posso te dizer por isso, que minha fonte de informação é ampla. Mas, claro, entre pesquisar, entender, praticar, e pesquisar novamente até dominar algo vai passar algum tempo. Tempo que posso poupar quando compro um curso ou um Ebook.

Bem, agora que já tem seu blog é hora de produzir conteúdo.

Produzindo Conteúdo

Aqui não existem segredos, ou você cria seu conteúdo ou você terceiriza a criação de conteúdos. Sempre tentando entregar o máximo de valor possível para seus leitores. Eu acho que para lançar seu blog deveria ter pelo menos 10 artigos publicados e, se for possível, escrever de 3 a 4 artigos por semana durante os 3 primeiros meses.

O seu melhor conteúdo nessa etapa deve estar em sua isca digital, que não é mais que o material que você vai disponibilizar de graça para quem se cadastre em sua lista.

Esse material pode ser no formato que seja mais comodo para você trabalhar (Ebook, Ecurso, Webinar, Hangout, Podcast, Infográfico, Etc).

Para disponibilizar esse material você tem que construir uma Squeeze page.

Existe infinidade de plugins ou ferramentas para isso.

Essa Squeeze ou página de captura deverá estar integrada a uma empresa de Email Marketing. Aqui vem o seu segundo investimento. Em promédio e para começar estamos falando de uns R$ 35 mensal, mais os R$ 15 que te falei anteriormente, jã são R$ 50 mensal. Nada que possa atrapalhar sua economia. Lembre-se que está construindo um negócio. Você vai criar um negocio online.

A ferramenta que eu utilizo atualmente é Getresponse.

Com isso você vai automatizar seu negócio.

Resumindo funciona assim: Você captura o Email de seu leitor em troca de sua isca digital, esse email é salvado em sua conta e assim é que vai gerando sua lista de Emails, logo você começa um relacionamento com essa lista e apresenta seus conteúdos e suas ofertas.

Até ai já temos médio caminho andado para criar um negocio online.

Posicionamento de Conteúdo

O seguinte ponto é um pouco chato para muitos, aqui você precisará aprender SEO que não é mais que aprender a otimizar seus artigos e páginas para os mecanismos de busca. Ou seja, terá que tentar aparecer nos primeiros resultados de Google e outros buscadores.

Nesse ponto é onde muitos ficam parados pela complexidade do assunto, sendo que não é tanto assim. Se você é iniciante, seu primeiro objetivo é atingir as 100 visitas diárias. Novamente, não se iluda com números grandes, isso não chega da noite para o dia. Ou melhor, se não tem dinheiro para investir em publicidade, isso não chega da noite para o dia. Criar um negocio online é tão igual que qualquer outro tipo de negocio, e precisa de paciência.

Social Media

Agora vem uma das partes mais trabalhosas, mas que pode ser automatizada logo.

Você terá que criar contas nas principais redes sociais, e isso vai depender muito de seu nicho.

Por exemplo, se você é musico, seu principal canal será Youtube para criar um negocio online. Já se você é fotografo, seu principal canal pode ser Instagram.

A ideia é estar presente em várias (pelo menos 3 ou 4) e ir publicando conteúdo nelas.

Quanto e com que frequência?

Isso é relativo e também vária de nicho para nicho, mas em promédio, de 3 a 5 vezes por dia está bom.

Existem programas para deixar automatizado esse processo e você possa programar as postagens de um mês se desejar.

É um trabalho constante e você terá que ir descobrindo quais estrategias vão funcionando na hora de criar um negócio online.

Agora que já tem a maquina pronta, precisa gerar tráfego.

Tráfego

Nesse ponto o trabalho é constante, não pode parar. Você precisa de gerar trafego desde as redes sociais, desde o Email Marketing, desde os buscadores e tentar que outros blogs te mencionem.

Existem muitas estratégias para isso. Em verdade são muitas. Mas você pode focar em algumas inicialmente como: Guest Post e comentar em outros blogs.

Estratégias logo de criar um negocio online

Aqui já cabe a você escolher as melhores formas de rentabilizar seu negócio, a que eu utilizo é o marketing de afiliados e o Google Adsense.

Gerar rentabilizar seu negócio pode ser muito difícil se você não foca em todo o que te falei anteriormente. Então, a principal estratégia é FOCO. Foque em criar conteúdo de valor, foque em criar sua lista de Emails (a traves de conteúdo de valor), foque em atrair visitantes e em ter uma estrategia para que esses visitantes virem leitores e futuros clientes.

Utilize imagens, vídeos, infográficos. É muita coisa.

Para imagens, você vai precisar aprender a trabalhar com alguma ferramenta tipo Photoshop.

Para vídeos, você vai precisar perder o medo as câmeras e a ter soltura diante dela.

Para infográficos, precisará aprender outras ferramentas especiais para isso.

Está percebendo agora que “Ganhar dinheiro na internet” não é para os fracos?

É preciso de muito trabalho. E posso te garantir, seja qual seja o modelo de negócio que escolha, para ter sucesso, é preciso trabalhar muito.

Logo que você gere certa credibilidade e autoridade e aprenda a automatizar, a coisa fica mais fácil, mas o trabalho de gerar conteúdo para sua audiência é constante.

Logo, dominado todo o processo, só precisa reaplicar todo para outro nicho. Dessa vez já pode terceirizar muita coisa. Para essa etapa já deve estar com bons resultados.

É lógico que não todo termina aqui. Logo você pode se tornar um infoprodutor e vender seus próprios infoprodutos. Todo o processo falado nesse artigo para criar um negocio online, é só isso, o processo. No médio de todo existem técnicas, estrategias, decisões, terá que aprender ferramentas, fazer muitos testes, errar, testar novamente.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*