Como criar um portfolio quando ainda não se possui clientes

Um dos grandes problemas de quem pretende iniciar em uma carreira criativa é a falta de clientes e trabalhos para se mostrar. Entretanto você pode fazer uso de sua imaginação e criatividade mesmo sem clientes para criar seus primeiros trabalhos.

Entenda. Não ter clientes não pode ser um obstáculo para você não começar seu portfolio. Veja estas dicas para se criar os primeiros trabalhos de seu portfolio:

Comece criando um catálogo de imagens

Você gosta de mexer no Photoshop, InDesign? Possui uma Câmera? Então crie a partir de um tema que você goste um catálogo de imagens. Desenvolva um título bacana para este projeto, faça suas próprias imagens e caso não possua adquira em bancos de imagens gratuitas.

Aliado a uma boa tipografia estas imagens podem enriquecer se tornando um excelente trabalho. Se você possui conhecimentos de Design Gráfico você pode criar uma versão impressa e caso tenha conhecimentos em Fireworks é possível criar uma versão em PDF com navegabilidade entre as páginas do projeto.

Faça suas próprias recriações de projetos existentes

Principalmente se você é estudante isso pode ser um recurso acadêmico interessante. Imagina-se você fazendo uma releitura, uma versão sua para um website famoso, caso você atue nesta área. Servirá de estudo de caso.

Desenvolva projetos para organizações em fins lucrativos

Você pode unir o útil ao agradável construindo a identidade visual de organização sem fins lucrativos com intuito de ajudar e de quebra ganha material para seu portfolio. Este é o tipo de ação onde todos ganham.

Seja seu próprio cliente

Você já está adquirindo seus primeiros materiais, que tal criar para você também. A partir de agora é um bom momento para construir sua identidade visual. Crie seu logotipo, desenvolva todo um projeto de comunicação visando diferentes mídias.

Lance seus trabalhos para mundo ver

Bom agora chegou a hora das pessoas verem seus primeiros projetos. Portanto a presença online é fundamental para isso. Se você trabalha com Web design construa um site. Se não faça uma parceria com profissional da web e peça para ele construir o seu. Em troca você pode executar alguns trabalhos para ele.

Neste site deverá constar na interface a sua identidade visual e seus primeiros trabalhos.

Conclusão

E praticamente você desenvolverá tudo sem remuneração, mas com certeza será compensador. Ou você prefere estar com as mãos vazias sem ter o que mostrar?

Gostou das dicas? Então mãos a obras!

No comments yet.

Deixe uma resposta

*