Como escolher chuveiro elétrico

Escolher o chuveiro mais adequado vai de acordo com o gosto do freguês, que pode levar em consideração o tipo, o preço e a resistência elétrica. Além dessas tem outras questões a serem levadas em consideração as funções, temperaturas, voltagem, economia, enfim. Quem não quer levar o primeiro modelo que vê tem a possibilidade de comprar o modelo mais adequado as necessidades e não corre o risco de ficar sem água quente em um dia frio.

Vazão e aquecimento

chuveiro

Duas coisas importantes na hora da escolha do chuveiro refere-se a vazão da água, ou seja, quantos litros ele vai liberar na hora do banho. Até aí tudo muito bem, só que quanto maior for a vazão, mais fria a água vai sair, contudo tem uma possibilidade. Nas casas que possui água aquecida a vazão ainda sai quente, mas se for chuveiro convencional em que a resistência elétrica aquece a água, a vazão elevada vai diminuir sua temperatura. Isso acontece porque a resistência elétrica irá gerar a mesma quantidade de calor para uma quantidade maior de líquido.

Amperagem e voltagem

A Amperagem da casa só deve ser leva em consideração se for adquirido um modelo de chuveiro ou ducha aquecido por resistência. Para verificar se a amperagem é a mesma basta olha o disjuntor da casa. O disjuntor é aquela caixa preta em que desligamos a energia de casa e a amperagem está descrita nele. Ela pode variar em 10 e 50, que deve ser a mesma do chuveiro. Se a amperagem for superior, poderá haver queda de energia e até mesmo a queima da resistência.

Leve em consideração também a voltagem da residência que pode ser 110V ou 220V. Alguns modelos de chuveiro podem apresentar voltagem de 115V ou semelhante. Isso não importa e ele pode ser adquirido para residências com voltagem de 110V. Há modelos bivolt, que podem ser usados tanto em 110V quanto 220V, mas é importante atentar se o chuveiro realiza essa mudança sozinho ou se é necessário mudar a chave. A voltagem não define se o consumo será ou não elevado e sim pela potência, já que a medição é feita em KW/h.

redutor de pressão chuveiroRedutor de pressão

Se quiser uma água mais quente, o ideal é instalar um redutor de pressão. Uma peça usada para reduzir a entrada de água no cano, contudo só pode ser usado em edifícios com mais de três andares. Naqueles com menos de três andares, a vazão é muito pequena e pode comprometer o fornecimento e ainda pode causar superaquecimento no chuveiro e na rede elétrica.

Tenha cuidado na hora de instalar o chuveiro, lembrando sempre de desligar a força ao realizar a troca e usar fita veda – rosca para evitar vazamentos na base do chuveiro. Sempre faça o aterramento para evitar que raios possam queimar a resistência do chuveiro.

Resistência

A resistência é um caso a parte, pois ela aumenta a vida útil do chuveiro. Isso porque um chuveiro com resistência móvel permite sua substituição rápida em caso de queima. Ela pode ser adquirida em qualquer loja de elétrica e o próprio morador pode substituí-la. Alguns modelos com resistência física permitem sua troca, entretanto é preciso ir a uma assistência técnica.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*