Como Fazer uma Redação sem Boas Ideias

Muitas pessoas acabam criando um bloqueio consigo mesmas em relação à escrita de textos. Atualmente, quase todas as faculdades exigem uma prova de redação; os concursos, idem; e até mesmo os processos seletivos de estágios já contemplam um texto escrito como fator classificatório ou eliminatório.

A deficiência das escolas

Como o ensino escolar ainda não sinaliza a devida importância desse tema, o que resta para muitas pessoas é dizer para si mesmas: “não sei escrever“. Essa declaração também pode ser traduzida de outra forma: “não tenho boas ideias” ou “não sei colocar no papel o que eu penso”.

Dica para fazer uma redação

Para resolver esse problema, uma dica pode ajudar: Anote numa folha exatamente aquilo que vem à sua mente. Mas como assim? Digamos que o tema da redação seja “aviões”. Não se preocupe em tentar tirar um texto pronto da sua cabeça, apenas coloque numa folha de rascunho as informações que surgem em sua mente, por exemplo:

  1. Os aviões revolucionaram o transporte
  2. Viajar de avião hoje está muito mais acessível
  3. Os acidentes aéreos ainda amedrontam muitas pessoas

Repare que não temos um parágrafo formado, mas já concluímos uma etapa fundamental: a base do texto. Agora falta apenas conectar as frases e desenvolvê-las um pouco mais. Repare:

Os aviões revolucionaram o transporte, pois antigamente não era possível se chegar tão rápido a um determinado lugar, principalmente a outro país. Além disso, viajar de avião hoje está muito mais acessível à população em geral, devido à redução no preço das passagens, às promoções e aos pacotes de viagens. Distâncias longas hoje são muito mais baratas de se realizar com o avião do que com qualquer outro meio de transporte no Brasil. Porém, muitas pessoas ainda têm medo de viajar de avião, já que um acidente, apesar de remoto, mata centenas de pessoas de uma só vez, recebendo muito destaque na mídia“.

Veja como apenas utilizamos as frases criadas anteriormente para elaborar esse texto acima. Esse exemplo foi simples, mas é uma prova de que, na realidade, o que falta para os estudantes não são ideias, e sim organização. Um bom texto não é criado de imediato. Existe uma fundação a partir da qual você vai formar a estrutura da redação. Então pratique essa técnica. Talvez isso ajude você a desenvolver sua escrita com mais fluência.

 

 

No comments yet.

Deixe uma resposta

*