Como fortalecer o desenvolvimento organizacional

desenvolvimento organizacionalO desenvolvimento organizacional pode ser fortalecido com bons instrumentos de planejamento.

Desenvolvimento organizacional

Grande parte das empresas morre antes de completar dois anos de fundação. Isso tem a ver com a falta de planejamento por parte dos empreendedores, que costumam decidir com base na empolgação com pouco ou nenhum conhecimento do mercado ou de gestão. Quando a empresa não morre, costuma ficar vegetando, sem crescer, consumindo recursos de seus sócios sem produzir resultados. Uma empresa costuma ser um reflexo de seus gestores. Se o gestor for dinâmico, competitivo, estratégico, a empresa também será.

Isso abre caminho para buscar soluções para as empresas que estão estagnadas. Um choque de gestão com foco em estratégias pode mudar o quadro de uma empresa, fazendo com que ela se desenvolva e atinja seus objetivos. Promover o desenvolvimento organizacional exige conhecimento, técnica e decisão. Muitos empreendedores se contentam em ter empresas minúsculas, nada fazendo para que cresçam. Assim, não adianta querer ajudá-los. Mas quando um gestor decide desenvolver sua empresa, então é possível aplicar instrumentos capazes de levar ao desenvolvimento. Para isso existem serviços de consultoria especializados.

Basicamente, o desenvolvimento institucional exige planejamento estratégico. Essa será a solução apontada por qualquer consultor. Planejar de forma estratégica significa analisar a situação, entender os problemas, traçar objetivos, traçar metas, planejar ações, definir estratégias para superar os pontos fracos e valorizar os pontos fortes. Em vez de ficar se lamentando por causa dos problemas da empresa, o gestor poderá tomar decisões estratégicas e obter sucesso.

Um processo de planejamento estratégico é amplo e envolve uma grande quantidade de decisões. Pode ser aplicado a empresas de qualquer tamanho, com os mesmos instrumentos básicos. Possui instrumentos auxiliares que ajudam na tomada de decisões. Abrem o leque de oportunidades para que o gestor perceba em que direção deverá caminhar e investir. Eleva a moral da empresa.

Os fornecedores de crédito, como os bancos e os parceiros comerciais exigem um mínimo de planejamento para avaliar a viabilidade econômica da empresa. Sem um bom plano, a empresa será considerada de alto risco, tendo limitação de crédito e pagando juros maiores. Pense nisso!

No comments yet.

Deixe uma resposta

*