Como fotografar paisagens: 07 dicas básicas

As dicas que serão apresentadas neste artigo lhe serão extremamente úteis para melhorar as suas habilidades fotográficas com paisagens.

laboratoriodafotografia.com.br

1-      Enquadramento

O primeiro aspecto que se deve levar em consideração nesse tipo de registro é a centralização da linha do horizonte. Principalmente quando estamos registrando o pôr do Sol!

2-      Foco

A fotografia de paisagem, diferente de outras formas de registros, como o retrato, por exemplo, tem uma característica peculiar em relação ao foco: toda a paisagem deve estar muito bem focada! Para garantir um foco bem feito, coloque no modo Foco Automático, pois, muitas vezes quando estamos fotografando paisagens, geralmente o Sol está forte, logo, não conseguimos enxergar muito bem no visor, logo, o foco automático nessa situação é bem vindo.

3-       ISO

O ISO é utilizado para registros com pouca luz, mas no caso de uma paisagem, dificilmente você conseguirá bons resultados com pouca luminosidade, logo, fotografia de paisagem é feita sob a luz do Sol. O uso do ISO faz cair bastante a qualidade da foto, logo, se você está fotografando paisagens sob a luz do Sol, coloque o ISO o mais baixo possível.

4-      Abertura (diafragma)

Quanto maior a abertura do diafragma, mais luz o sensor vai captar. Uma abertura grande é interessante para registros noturnos ou quando você deseja focar o primeiro plano e desfocar o segundo. Já no caso de paisagens, a lógica tem que ser inversa: deixe o diafragma fechado para entrar menos luz, já que geralmente fotografamos paisagens durante o dia ensolarado. Isso vai melhorar o equilíbrio das cores e a definição geral da imagem.

5-      Velocidade (obturador)

Já que você vai fechar o diafragma, não tem problema se você deixar uma velocidade mais lenta do obturador, por isso, é interessante a próxima dica.

6-      Tripé

O uso do tripé nesse caso é interessante para que você possa explorar registros com a velocidade mais lenta, já que o diafragma estará bem fechado. O tripé lhe garantirá maior segurança na hora do clique e com certeza as suas fotos ficarão bem mais nítidas do que se você estivesse simplesmente segurando a câmera com as mãos.

7-      Horários ideais

A regra para se fotografar, não apenas paisagens, mas qualquer tipo de assunto em ambiente externo, é que os horários ideais são pela manhã (das seis às sete horas) e no final da tarde, com o Sol mais fraco. Para paisagens, essa regra não muda, ou seja, dê preferência para registrar nestes horários, pois a luz é extremamente benéfica e você verá uma enorme diferença!

Fonte: www.laboratoriodafotografia.com.br

No comments yet.

Deixe uma resposta

*