Como Funciona a Embreagem de um Carro

Alguma vez tentou mover o seu carro ou estacionar lateralmente? Certamente que sabe que a embraiagem é um dos benefícios em termos de controlar um carro e uma forma de conquistar confiança nas suas próprias habilidades a conduzir. Saiba connosco como funciona a embreagem de um carro.

como-funciona-a-embreagem-de-um-carro

Conceito

A embreagem é um dispositivo constituído por duas placas de metal presentes no motor do carro. Por exemplo, quando quer mudar a mudança ou quando não quer que o carro pare de trabalhar e ande lentamente, costuma pressionar o pedal da embreagem para baixo, certo? Nesse instante, as duas placas separam o motor das rodas motrizes. Por sua vez, quando volta a “trazer” o pedal para trás, as duas placas voltam a ligar o motor com as rodas motrizes.

A embreagem é uma parte importante de um carro, uma vez que faz o motor trabalhar, enquanto mantém as rodas estagnadas. Permite-nos unir suavemente um motor em rotação a uma transmissão, evitando que o carro “patine”. O responsável pela aderência do carro ao alcatrão é o atrito, a quantificação num determinada superfície de um carro deslizar. Por norma, quanto maior for o atrito, mais difícil será o automóvel se deslocar.

Basicamente, a embreagem funciona com o atrito entre o platô da embraiagem (quantificação da força que a embraiagem suporta com um determinado atrito), por meio da sua placa de pressão e o motor. Quando empurra para baixo o pedal do seu automóvel, as molas impulsionam a placa de pressão contra o disco de embraiagem e, consequentemente, contra o motor, ligando e obrigando a proporcionar velocidade.

Controlo da embreagem

Saber como funciona a embreagem é fundamental para conseguir mover o carro lentamente e a melhor forma de treinar é uma estrada plana. Antes de colocar o carro em funcionamento, verifique se o travão de mão está puxado e pressione o pedal da embraiagem até selecionar a 1ª mudança.

No momento em que pressiona o pedal da embraiagem, o pistão hidráulico é impulsionado e, por sua vez, empurra o rolamento da embraiagem contra o centro da mola (parecido com diafragma). Consequentemente, quando esse centro sobre pressão, uma pequena quantidade de pinos presentes no lado de fora dessa mola leva ao afastamento da placa de pressão do disco de embraiagem. Isto leva a que “solte” o motor em funcionamento do disco de embraiagem.

Quando o condutor do automóvel não compreende como funciona a embraiagem, ele tem imensas dificuldades em estacionar num espaço estreito, nomeadamente entre dois automóveis. A sua condução será imperfeita!

Dicas para melhorar a vida útil da embreagem

Um mau uso por parte do condutor do automóvel origina problemas na embraiagem. Para evitar essa situação, nós apresentamos-lhe dicas para melhorar a vida útil da embraiagem.

  • Use o pedal da embreagem apenas quando quiser trocar a mudança para evitar o desgaste dos componentes;
  • Tente não ultrapassar a capacidade de carga estipulada pelo fabricante do seu automóvel;
  • Evite arrancar ou reduzir as mudanças do seu automóvel bruscamente;
  • Jamais seguro o seu automóvel numa subida utilizando a embraiagem, pois isso é um desgaste excessivo de disco;

Avalie a sua embreagem

É bastante importante, de tempos em tempos, avaliar o funcionamento da embraiagem do nosso automóvel para precaver problemas. Existem vários sintomas que levam a apercebermo-nos de que a nossa embraiagem não funciona adequadamente. Eis alguns:

  • Pedal da embraiagem parece pesado e duro
  • Dificuldade em mudar a mudança
  • Ruídos ao pressionar o pedal da embraiagem
  • Algumas vibrações ao retirar o pé do pedal da embraiagem

Agora que sabe mais um pouco como funciona a embreagem, aconselhamos que analise a sua substituição, caso detete alguns destes sintomas.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*