Como funciona a planilha de controle financeiro

planilha de controle financeiroSe você não sabe onde vai parar, todo o mês, o seu tão suado dinheiro iremos, neste artigo, apresentar a Planilha de Controle Financeiro.

Atualmente existem uma infinidade de planilhas de controle financeiro disponíveis na internet para download gratuito e seu principal objetivo é auxiliar na reestruturação das contas da família.

Neste tipo de planilha é necessário serem informadas todas as receitas e despesas que são realizadas por todos os membros da família divididas em contas para depois poder fazer gráficos através de despesas específicas como por periodicidade de tempo.

Além da listagem das receitas e despesas fundamental é colocar as datas dos pagamentos realizados e, também, dos pagamentos futuros. É importante registrar as despesas futuras para que o planejamento financeiro seja realizado a contento e que a família saiba se antemão as despesas futuras para saber o que pode gastar sem comprometer o orçamento.

Através de uma planilha de controle financeiro é possível perceber os erros encontrados na economia familiar e onde se está gastando demais. Outro ponto que pode ser verificado é que muitas vezes a família recebe sua renda (salários) no dia 10 de cada mês e as contas permanentes (água, luz, telefone, aluguel, entre outras) vencem antes, por exemplo, no dia 5 de cada mês. Se não temos o controle financeiro de nosso orçamento estas informações podem passar despercebidas e acabarmos entrando no cheque especial ou no cartão de crédito e piorando nossa situação financeira por causa dos juros.

Sabedores desta informação, graças a uma simples planilha de controle financeiro, pode-se negociar as datas de vencimento das despesas acarretando uma economia com os juros dando um respiro para o orçamento familiar.

Caso esta renegociação de datas não seja possível comece a deixar o dinheiro reservado no mês anterior para estes pagamentos fugindo, desta forma, também, dos juros abusivos.

Lembre-se que é primordial que toda a família esteja engajada no preenchimento e no acompanhamento da planilha de controle financeiro e que todas as despesas e receitas devem ser informadas. A solicitação de notas fiscais e recibos que comprovem cada despesa ajuda no preenchimento, pois evita-se esquecer de alguma compra ou serviço realizado.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*