Como prolongar uma série de vitórias

Para ser bem sucedido no futebol, é preciso que vários fatores sejam atingidos com excelência como: entrosamento, técnica, disciplina tática, espírito de equipa, enfim, uma série de qualidades que fazem com que o sucesso aconteça. Com isso, surgem os triunfos e as tão sonhadas séries de vitórias que ninguém quer perder.

No entanto, colocam-se algumas questões: “O que deve fazer um treinador de futebol para prolongar uma série de vitórias?”; “O que é que ele deve dizer/fazer para motivar os seus jogadores de modo a que estes mantenham sempre a mesma raça e vontade de vencer?”; “Como preparar os jogadores para o sucesso?”. As respostas a estas dúvidas são dadas em seguida. Saiba como prolongar uma série de vitórias e retire todas as vantagens desse bom momento coletivo.

Ter uma série de vitórias no futebol é uma coisa rara

Hoje em dia, as equipas de futebol estão muito bem preparadas em termos físicos, técnicos e táticos para disputar e vencer os jogos das várias competições externas – organizadas pela UEFA – e internas em que participam. É por isso que é muito difícil que uma equipa mantenha uma série prolongada de vitórias. Para que isso aconteça, é muito importante que o treinador motive os seus jogadores para vencer e que estes entendam o conceito de vencer sempre. Se existir essa consciência, os jogadores não ficam iludidos com as séries de vitórias nem pensam que são imbatíveis. Equipas como o Barcelona, Real Madrid, Chelsea, Bayern de Munique, entre outros colossos europeus, são formações fortes por terem os melhores jogadores, mas também porque estes têm uma sede natural de vitórias e de conquistas.

Ter muita humildade e pés bem assentes no chão

O treinador deve incutir esse pensamento nos seus jogadores, uma vez que ele é a chave do sucesso. A humildade e a consciência de que nada está ganho é fundamental para a continuidade do sucesso da equipa. O treinador deve afirmar isto em todas as ocasiões, nas conferências de imprensa, nos treinos e nas conversas privadas que mantém com os próprios jogadores.

O treinador deve enaltecer as dificuldades

O treinador deve mostrar aos seus jogadores as dificuldades que eles sentem para vencer os seus jogos. Deve apresentar as barreiras que eles devem ultrapassar e insistir para que os jogadores entendam que nada é fácil de conquistar. Mesmo nas vitórias podem ser cometidos muitos erros graves e estes devem ser sempre corrigidos para que a série de vitórias não seja interrompida.

Deve-se passar a imagem de que não há jogos iguais… nem fáceis!

O treinador deve cultivar uma mentalidade forte no seio do grupo de trabalho para que este nunca se canse de vencer. Por mais favoritas que as equipas sejam nas casas de apostas, cada jogo é um jogo e tem uma história diferente a ser contada. Todas as partidas de futebol são diferentes e não existem jogos fáceis, pois  as equipas têm as suas armas e jogadores de qualidade. Dessa forma, para que a mentalidade de vitórias e de superação continue, é preciso que os jogadores tenham essa mesma consciência. O treinador deve convencer os jogadores que cada jogo tem uma história diferente e que é preciso jogar sempre como se fosse o primeiro jogo do campeonato.

Recordar o sabor da vitória

O treinador deve falar aos jogadores antes dos jogos sobre os bons momentos que as

vitórias proporcionam à equipa. Ele deve fazer com que os jogadores continuem a querer provar esse sabor de sucesso. E isso só é conseguido quando o treinador usa as suas qualidades de orador e de líder, dando exemplos específicos que motivam os jogadores a vencer.

O amor dos adeptos pela equipa

O treinador deve dar a conhecer o amor que os sócios, adeptos e simpatizantes sentem pela sua equipa e pelos respetivos jogadores. Ele deve motivar os seus jogadores a sentir a mesma paixão que a massa adepta para que defendam sempre a camisola do clube em campo. Além disso, deve mostrar sempre aos seus jogadores que o campo de futebol é uma zona de batalha onde é preciso ser guerreiro para vencer.

Estas são apenas algumas dicas para que um treinador de futebol consiga motivar uma equipa de futebol a prolongar uma série de vitórias. Todos ficam a ganhar!

No comments yet.

Deixe uma resposta

*