Como servir e beber saquê

O Saquê é um tradicional vinho de arroz japonês. E no Japão existem diversas tradições sobre como ele é servido e também como ele é bebido. Estas tradições nem sempre são seguidas fora do país oriental, mas é bem interessante se saber como elas funcionam para mostrar um pouco de etiqueta sobre o assunto da bebida milenar mais tradicional da cultura oriental.

Primeiramente procure conhecer as vasilhas tradicionais

O saquê é servido através de um frasco pequeno, e normalmente é de cerâmica chamado de tokkuri. Normalmente este é balbuoso e conta com um pescoço fino, mas existem ainda diversos tipos de recipientes como por exemplo o katakuchi este que é bem semelhante a um bule de chá.

O correto e bastante tradicional é se utilizar um pequeno e sem alça, chamado de ochoko. Este que poderá ser servido em um sakazuki ou mesmo em um masu, esta que é aquela famosa caixinha de madeira. A forma menos tradicional de se servir é através de um copo de vinho convencional.

Em seguida procure aquecer o saquê

Procure colocar o tokkuri em água fervente, até que ele possa ficar ligeiramente na temperatura do corpo. O saquê aquecido é bebido apenas quando se está o tempo frio ou ainda quando o vinho é de baixa qualidade já que isso acaba neutralizando o seu sabor. É interessante citar que em climas frios, ou ainda quando se estiver bebendo um vinho ele é servido ligeiramente frio.

Procure servir o saquê em todos os copos, menos no seu copo

Procure segurar o tokkuri com ambas as mãos, suas palmas deverão estar viradas para baixo, com isto você poderá utilizar um guardanapo em torno do tokkuri para evitar assim que seu saquê possa pingar. Encha o copo de todos os convidados, o último a ser servido deverá ser o seu, por isso peça a um amigo para lhe servir.

A garrava pode ser manuseada com uma mão apenas, mas procure tocar a sua mão livre no braço que está com a garrafa, isto é um equivalente a servir com duas mãos.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*