Como tratar a Diabetes: Personalize a sua Dieta

Actualmente tendemos a ser mais sedentários, movemo-nos pouco e além disso tendemos a consumir mais açúcares e gorduras saturadas. Tudo isto provoca a diabetes para que se converta numa doença cada vez mais comum, cuja frequência aumenta com a idade em ambos os sexos.

como-tratar-a-diabetes

Trata-se de um transtorno geral do metabolismo que se manifesta por um aumento anormal dos níveis de glicose no sangue devido a um defeito na secreção da insulina a uma irregularidade na reacção da insulina ou a ambos os fenómenos, por sua vez o grave da diabetes é que se não esta suficientemente controlada, pode dar lugar a frequentes complicações especialmente do tipo circulatório e neurológico.

Para evitar as complicações da diabetes é preciso seguir um tratamento dietético, com um controle frequente do nível da glicose no sangue. As pessoas diabéticas devem ser muito constantes e sobretudo respeitar o horário das refeições.

Dieta Personalizada

A dieta deve ser personalizada e elaborada por um especialista tendo em conta o tipo de diabetes a idade e peso. Será praticamente uma deita equilibrada e saudável. Deve-se evitar os açúcares o mel os doces assim como as bebidas açucaradas.

Há que restringir as gorduras saturadas de origem animal porque podem favorecer a arteriosclerose.

Há que dar preferência ao consumo de lácteos semi-desnatados, ovos e as carnes sem pele nem gordura visível e dar preferência ao consumo de peixe.

Os métodos de cozinhar de preferência a vapor e no forno. Além disto convêm acompanhar as principais refeições com verduras e hortaliças cruas (alface, tomate, aipo etc. …), e respeitar as quantidades aconselhadas de fruta, é um alimento muito rico em açúcares, simples.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*