Como Utilizar Extintores de Incêndio Em Segurança

O que deve fazer e como deve proceder antes de entrar numa zona que está ardendo, todos os cuidados são poucos pois é a sua vida que vai ficar em risco, uma zona de incêndio não é para qualquer um.

A vontade de salvar suas coisas pode levar você a entrar sem pensar mas essa, infelizmente, não é a melhor opção para que esta situação tenha um desfecho feliz.

Por momentos, pare e pense, verifique o que os seus instintos transmitem, de nada vai valer a pena tentar entrar num edifício em chamas, tentar extinguir um fogo, recuperar artigos e dinheiro se você não consegue sair com vida, será mais uma tragédia a seguir a outra.

Veja se o fogo está momentaneamente controlado, entre apenas se o fogo estiver no início numa zona delimitada e perceber que com o extintor de incêndios você vai realmente ter possibilidade de apagar o fogo com sucesso, não esqueça que um pequeno fogo pode entrar com muita “violência” no estado de grande incêndio.

Fire extinguisher

Fire extinguisher (Photo credit: Wikipedia)

Tem um extintor por perto, use mas apenas se este for indicado para o tio de fogo que você vai apagar, não caia no erro de pensar que qualquer extintor serve.

Extintores utilizados em instalações eléctricas se não forem indicados para esse fogo poderão e provavelmente terminarão provocando uma situação perigosa ou mortal.

A electricidade segue o caminho da água até aos extintores e numa fracção de segundo você acabou de ficar na mira da corrente eléctrica que passa pelo extintor até suas mãos.

Outra das situações que poderá ter em conta é o local de passagem, por vezes o local onde você tem a possibilidade de entrar para apagar o fogo com extintores de incêndios está numa fase inicial completamente desobstruído, não deixe de manter a sua atenção nesta zona porque se as coisas correrem mal e você precisar fugir por vezes essa zona pode estar já a ser consumida pelo fogo ou obstruída com elementos da casa que foram caindo.

E não se deixe enganar pelas chamas, por vezes é possível constatar que muitas pessoas pensam que basta levar o extintor e despejar seu conteúdo no local.

Infelizmente isso está muito longe da realidade, é perfeitamente possível descarregar completamente um ou vários extintores de incêndios num local em combustão sem ter afectado em rigorosamente nada as chamas.

O que acontece é que você não pode despejar a água ou o pó químico do extintor nas chamas, não é lá que está a acontecer tudo, você precisa apontar para a base das chamas, precisa encontrar a verdadeira origem para ter alguma possibilidade de ser bem-sucedido.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*