Composição química do sulfato de níquel

Composição química do sulfato de níquelCom fórmula NiSO4, o sulfato de níquel é um composto químico, que  contém níquel no seu estado de oxidação +2 e íons de sulfato, por isso também é conhecido como sulfato de níquel II.

O sulfato de níquel, um composto químico, é um sólido, com coloração azulada e dissolvente em água.

Ele é, normalmente, ligado a algumas moléculas de água, ou seja, hidratado. Quando o sulfato de níquel é anidro,  não ligado às moléculas de água, possui a cor amarela. Ele reage o hidróxido, bases que produzem o níquel (II).

O níquel, elemento base, do sulfato de níquel, é um ferromagnético metálico do grupo VIII da tabela periódica, localizado na tabela pelo número atômico 28, com  massa atômica 58,69, e chegando ao ponto de fusão com a temperatura de 1453 ° C e ponto de ebulição com 2732 ° C. O Níquel possui gravidade específica 8,902 g / cm3; valência 0, 1, 2, 3; configuração electrónica. 2-1 ou 23ds8 4S. É bastante bom condutor de calor e eletricidade. O Niquel apresenta a característica de ser um material maleável, que pode ser fundido

Suas propriedades magnéticas e atividades químicas do níquel assemelham a do ferro e cobalto. Tem propriedades de modo a formar facilmente uma série de ligas. Alguns dos metais de níquel que podem ser combinados com são ferro, cobre, cromo e zinco. A maioria destes compostos de níquel tem cor azul ou verde, como no caso do sulfato de níquel.

A maioria dos compostos de níquel dissolvem facilmente na água e têm uma cor verde ou azul característico, sem odor característico e sabor, assim como o sulfato de níquel. Compostos de níquel são utilizados em revestimento, corantes cerâmicas, fazendo algumas baterias, e, como catalisadores da reação química, caso do sulfato de níquel.

O sulfato de níquel é usado para fazer outros compostos de níquel. É também utilizado no galvanoplastia para banhos de níquel em objetos metálicos. Outras aplicação são feitas nas área de síntese química orgânica, em metal de coloração, baterias e fabricação de outros sais de níquel.

No comments yet.

Deixar uma resposta


*