Compra e Venda de Objectos em Leilões Online

Cada vez mais pessoas têm mostrado interesse, participação e feito compras em sites de leilões online. O apelo que estes sites têm revelado é bastante compreensível: a possibilidade de adquirir peças por valores muito atractivos, a confiança que leiloeiras devidamente creditadas constroem, a alfabetização do manejo da internet em geral e dos sites de compras online em específico, a comodidade de poder participar e licitar a partir de qualquer ponto do planeta, a facilidade de seguir um leilão ou lote especifico, entre outras.

No decorrer do presente artigo verá sugestões que consideramos muito uteis para quem participa ou pretenda participar em leilões online quer como comprador quer como vendedor.

  • Escolha Sites de Leiloeiras de Confiança. Um site de leilões cuja página de contacto não contenha um numero de telefone e/ou uma morada provavelmente não valerá a pena. Se alguma coisa correr mal ou tiver sérias dúvidas como vai fazer para reclamar ou ser elucidado? Apenas por email?
  • Procure saber o que outras pessoas acham. Procurar saber a opinião de outras pessoas que já compraram ou venderam pode ser uma mais valia e poupa tempo. Estas opiniões podem ser encontradas no Google (Googlemaps), nas opiniões das páginas oficiais do Facebook, em fórum e blogs. Não se esqueça de o fazer sempre com espirito critico.
  • Tenha sempre em conta a percentagem que a leiloeira cobra. Quer queira vender ou comprar procure sempre saber qual a percentagem que cada leiloeira vai cobrar por cada peça. As percentagens podem variar, com iva incluído, entre 14,5% e 24,5% o que faz bastante diferença principalmente em lotes de valores elevados. Dos leilões online em Portugal, a mais barata que encontramos é a Leilão Justo.
  • Se pretende comprar peças em um leilão online a decorrer tenha também em conta o custo do transporte. Se para peças leves (ouro, prata, moedas, relógios, artigos eletrónicos) costuma ser um preço bastante razoável, para objectos pesados como mobília ou mesmo carros pode não compensar.
  • Estabeleça uma boa relação com as leiloeiras. Confiança costuma ser a palavra-chave de relações económicas que beneficiam ambas as partes. Não hesite em entrar em contacto e se possível visitar as leiloeiras que possa, e com isso retirar impressões e formar uma opinião informada.

Existem muitas vantagens em comprar e vender objectos em leilões online. Qualquer um pode aproveitar, desde que procure informar-se das mais valias oferecidas pelas leiloeiras e sistemas de proteção do cliente.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*