Construir loja online em Shopify?

Quando penso em lojas online, gosto de pensar sempre no WordPress como sendo a minha primeira escolha, uma vez que sempre gostei desta plataforma – essencialmente pelas possibilidades de personalização, imensa comunidade de programadores e a facilidade de encontrar soluções para os problemas que vão surgindo. Mas, recentemente, tive vários amigos que, ao escolherem o formato da sua loja online, decidiram optar pelo Shopify – uma plataforma intuitiva de criação de lojas online – e que estavam bastante satisfeitos pelos seguintes motivos:

Templates com um bom design

É fácil apaixonar-se pelos designs do Shopify. Apesar da estrutura das lojas ser bastante parecida entre os diferentes templates (uma das desvantagens para quem quer ter algo mais único), o design é, sem dúvida, atraente. A loja online Marmont e a My Golden Pet foram feitas em Shoppify e são exemplos de um design clean e atraente.

Relativamente barato

Ter uma loja online nesta plataforma tem custos mensais e ainda se paga uma pequena percentagem das vendas. No entanto, a possibilidade de ter uma loja de qualidade por cerca de 300€ anuais, aos quais acrescem cerca de 2% das vendas (no plano mais básico), não é um mau negócio.

Grau de Suporte

O suporte da plataforma é rápido e de boa qualidade, o que facilita a resolução de problemas relacionadas com a mesma. A maior parte das questões (dependendo do grau de suporte contratado) são rapidamente respondidas por e-mail – normalmente em poucos dias.

Possibilidade de contratar alguém para efectuar pequenas (ou grandes) mudanças no site

Existe sempre a possilidade de contratar um programador para fazer mudanças no seu template. O layout do site pode ser  alterado e tal como no WordPress existem extensões de código pré-feitas (plugins) que podem até facilitar este  processo, evitando por vezes ter de recorrer ao programador.

Segurança

As lojas do Shopify são bastantes seguras, que é uma das principais preocupações por parte de quem possui um site, especialmente quando se lida com dados sensíveis como os utilizados nas transacções online: dados pessoais, números de cartões de crédito e dados de acesso a outros métodos de pagamento.

O Shopify perfila-se, assim, como uma boa opção para quem pretende ter uma loja online extremamente funcional e que não pretende em investir uma quantia elevada de dinheiro num site personalizado. A principal desvantagem, na minha opinião, é a grande dependência do cliente relativamente a esta plataforma.

Existem diversas lojas feitas em Shopify. E, com base no feedback que tenho recebido, estou tentado a experimentá-la no próximo site que fizer.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*