Cuidados ao fazer a mudança

Quem já mudou de casa ou apartamento sabe que dá trabalho colocar tudo dentro do caminhão e levar. O trabalho é em dobro porque além de encaixotar tudo tem que descarregar e colocar tudo no lugar. Mesmo com uma empresa bem conceituada uma mudança pode ser cansativa, mas para facilitar as coisas é possível fazer um pequeno planejamento e manter os móveis e demais utensílios todos organizados.

mudanças O primeiro passo é organizar tudo em caixas e ver onde os móveis ficarão dispostos no novo lugar. As caixas devem ser nomeadas de acordo com o cômodo que ficarão e as mais frágeis devem ser protegidas com jornal e isopor. Alguns deles precisam ser desmontados com antecedência para evitar correria, como armários embutidos e telas de proteção. Se no seu apartamento ou casa possui as telas de proteção ou armários embutidos e você quiser levá-los para o novo endereço pode realizar a desmontagem rapidamente, mas se não tiver muita experiência, apenas organize todos os parafusos e solicite o serviço de um profissional para realizar a montagem.

Orçamento

Procure com antecedência uma empresa que irá fazer a mudança, o que oferece e quanto cobra. Peça também referências a amigos e parentes sobre empresas que não decepcionaram no serviço. O ideal é entrar em contato com pelo menos trêsorçamento em mudanças empresas que realizam mudanças ou fretes. Esclareça todas as suas dúvidas quanto ao serviço que irão prestar, os horários e demais cuidados que eles tem com os bens. É importante escolher uma empresa credenciada, com CNPJ e que oferecem seguro. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as empresas respondem pela segurança dos bens que transportam e algumas delas oferecem seguro, que cobre avarias e perdas.

Para isso é importante fazer um inventário dos bens (se necessário) e discriminá-los em contrato assinado e reconhecido firma. Se possível acompanhe o embarque das coisas no caminhão e o desembarque quando chegar em casa. Alguns objetos, de maior valor e fragilidade, podem ser levados a nova residência pelo proprietário. Se houver algum problema quanto a quebra ou perda de algum bem, o consumidor pode ir até o Procon e solicitar uma intervenção para reaver o prejuízo.

Demais cuidados

Os objetos de uso pessoal, como joias, documentos pessoais, perfumes, maquiagens, máquinas fotográficas e demais eletrônicos devem ser transportados pelo cliente. Além deles, animais domésticos também não devem ir junto com os demais objetos de casa, pois o transporte pode ser feito em um baú fechado e não garante boas condições ao pet. Dê preferência por retirar geladeira e freezer por último e serem os primeiros a chegar na nova residência para que os alimentos perecíveis durem por mais tempo e não estraguem.

Vá a nova residência e veja quais os reparos que devem ser feitos e ligue torneiras, acenda luzes para ver se não há problemas no funcionamento. Procure ver se as tomadas estão em perfeitas condições, se as descargas funcionam perfeitamente e se há algum vazamento no encanamento. Por fim, dê preferência a caixas menores e não as muito grandes, pois podem ficar muito pesas e dificultar a mudança. No mais, boa mudança e boa sorte com a nova casa.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*