Cursos profissionais

No artigo de hoje, vamos discorrer um pouco sobre os cursos profissionais e sobre como esta modalidade de formação pode ser uma grande ajuda para pessoas que estão a enfrentar dificuldades na sua vida profissional, seja porque não conseguem encontrar emprego, seja porque vêem o que actualmente ainda têm em risco.

Existem de facto muitas vertentes de formação, no que ao ensino profissional diz respeito, e esta pode ser a via para muitas pessoas adquirirem novas ou melhores competências para conseguirem ter uma maior estabilidade a nível profissional. Desde workshops ou cursos de curta duração, que podem ir de cerca de 6 horas até cerca de uma centena delas, passando por cursos com várias centenas de horas, até alguns onde para se concluir a formação são necessárias várias milhares de horas, a panóplia de tipos de cursos é muito grande e muito abrangente, existindo praticamente em todas as áreas.

Na nossa opinião, os cursos profissionais são adequados principalmente a dois tipos de pessoas. O primeiro, diz respeito àqueles que até já têm uma formação superior, mas ou estão com dificuldades em conseguir emprego, ou com dificuldades em o manter. Para quem se encontra neste tipo de situação, uma formação profissional de curta duração, ou várias, podem de facto ser uma grande mais valia, seja para adquirir novos conhecimentos e dessa forma ficar com competências mais abrangentes (a polivalência é algo que as empresas hoje procuram muito de forma a reduzir as despesas com salários ao fim do mês), seja para actualizar as que já tem, pois existem áreas que estão em constante mutação e inovação, e é de importância extrema manter-se actualizado para não perder o comboio do emprego para as gerações mais novas.

O outro tipo de pessoas para as quais considerámos que os cursos profissionais podem ser uma excelente opção, são aquelas que estão a iniciar o terceiro ciclo do ensino secundário (10º 11º 12º). Para este grupo de pessoas este tipo de ensino torna-se ainda mais aconselhável principalmente se optarem por cursos de longa duração, pois além de os mesmos conferirem um diploma que lhes permite exercer uma determinada profissão, confere ainda equivalência ao 12º ano permitindo assim, se desejar, seguir estudos superiores na universidade.

Esperamos que este artigo possa de alguma forma ser-lhe útil. Caso deseje conhecer alguns dos principais cursos profissionais existentes em Portugal, bem como algumas das melhores escolas a leccionar este tipo de formação, visite o site que mencionámos neste artigo.

Até À próxima.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*