Demissão sem justa causa representa fim de um ciclo para o trabalhador

Demissão sem justa causa representa fim de um ciclo para o trabalhador.

O trabalhador chegou pontualmente ao seu local de trabalho, bateu o ponto, cumpriu as suas primeiras tarefas do dia, realizou a pausa para o almoço, mas, não retornou para o seu posto no período vespertino. No meio do caminho, o empregado foi chamado pelo responsável do setor de recursos humanos (RH) para uma conversa em particular.

Tema? O seu desligamento da empresa. Trata-se de um funcionário patrão, que não desrespeitou nenhuma ordem de seu superior e nem teve qualquer comportamento fora do habitual, mas, que acabou de perder o seu emprego. Agora, esse trabalhador se encontra na mesma situação que onze milhões de brasileiros: desempregado. Basicamente, ele acabou de receber a notícia de que está sendo demitido sem justa causa.

Demissão sem justa causa finaliza um ciclo profissional

Mesmo que a primeira vista, a reação a demissão seja igualmente complicada, existem diferenças gritantes nas modalidades praticadas. Quando o funcionário é dispensado por justa causa é sinal de que cometeu alguma ação bastante grave, como, por exemplo: ameaçar verbal ou fisicamente alguém de sua equipe de trabalho, seu patrão ou alguém de sua família.

Já sabe seus direitos ao acontecer um acidente de trabalho?

E para representar uma demissão por justa causa, essa atitude agressiva pode ser realizada dentro e fora da empresa. Nesse contexto, o trabalhador sai bastante prejudicado, recebendo apenas o seu salário, décimo terceiro salário proporcional pelos meses trabalhados e as férias vencidas. Ele é dispensado sem ter direito ao saque do FGTS, a multa indenizatória ou ao seguro-desemprego.

Todas essas bonificações que ficam a disposição de quem é dispensado sem justa causa, como exemplo apresentado anteriormente. O empregado pode ser desligado do seu cargo a qualquer momento, mas quando o patrão não tem um motivo sério para isso, a situação do funcionário é muito mais vantajosa.

Ao ser demitido sem justa causa, o trabalhador recebe o aviso-prévio proporcional, as férias vencidas e vincendas além de um terço constitucional, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a multa indenizatória de 40% sobre o valor do fundo de garantia, além de poder receber as parcelas do seguro-desemprego se trabalhou mais de 18 meses com a carteira assinada.

Mesmo que signifique o fim de um ciclo profissional, a saída sem justa causa é muito mais satisfatória para o trabalhador, que ainda terá o auxílio do seguro-desemprego nos primeiros meses longe de seu serviço.

Busca por um novo ciclo profissional

Depois de encerrados todos os tramites para o desligamento do funcionário de seu antigo serviço, é recomendado iniciar prontamente a procura por uma nova colocação no mercado de trabalho. O cidadão pode recorrer aos postos do Sine, que contam com cadastros de vagas e podem direcioná-lo para alguma vaga, indicações de amigos e parentes e até mesmo para plataformas online.

Dúvidas trabalhistas? Acesse Beirith Advogados e entenda os seus direitos!

Conheça os direitos de quem é demitido sem justa causa.

No comments yet.

Deixe um comentário

*