Emprego – A busca por uma colocação no mercado de trabalho

A busca por um emprego geralmente pode ser muito cansativa, porém, pode ser evitado muitos transtornos ao avaliar antes de tudo, por onde começar e ou selecionar os prováveis meios utilizados para que possa alcançar êxito nessa empreitada.

Como não se pode ter toda certeza de onde surgirá a nova oportunidade, cabe ao profissional tornar-se capaz de descobrir quais os melhores caminhos a serem seguidos nessa busca.

Possíveis surgimento de oportunidade de emprego

Internet

O seu emprego pode surgir por vários caminhos

É hoje um dos meios mais utilizados, haja visto ser também uma das ferramentas mais prática, moderna, ágil e econômica, seja para divulgar seu currículo profissional, seja para encontrar novas oportunidades para sua carreira e ainda, sem levar em conta o lugar, já que essa ferramenta além de divulgar seu currículo para o mundo todo, também deixará você sempre atualizado e consequentemente, te permitindo buscar as oportunidades não só ao seu redor, mas também em outros locais mais distantes e sem se preocupar com horários, evitando outros gastos.

Por exemplo:

Um currículo poderá facilmente ser disponibilizado online ou ainda ser enviado pela rede, evitando assim qualquer custo, ao invés de ter que sair de casa para ir aos correios ou mesmo até às empresas fazer essa entrega. Falando em empresas, estas têm a vantagem de poder anunciar e recrutar a qualquer hora e em qualquer dia da semana.

Jornais

Ate um tempo atrás, esse era o meio mais tradicional e conhecido veículo de comunicação na busca por empregos e
talvez ainda seja. Praticamente todas as classes sociais era ou são alcançadas, tendo a divulgação de vagas abertas anunciadas pelas empresas bastante facilitada. No entanto, assim como em outros meios, deve-se atentar para a veracidade das informações publicadas.

Head Hunter

Tratando-se do preenchimento de cargos elevados ou para alta gerência, surge a figura dos head hunters, especialistas em procurar esses profissionais para ocupar tais cargos, especialmente cargos de diretores.

Essa procura por parte dos head hunters aos profissionais ideais, é percebida muito costumeiramente em empresas concorrentes, em outros países ou onde quer que se possa encontrar.

Consultorias

Atuam de forma mais sofisticadas, recrutando e selecionando candidatos, oferecendo serviços de orientação para os candidatos sobre a situação do mercado de trabalho, visando assim, uma possível recolocação profissional.

Agências de Emprego

Essas agências têm a responsabilidade de selecionar e apresentar bons candidatos, já que muitas empresas só contratam por meio de determinadas agências de emprego. Em muitos casos, os candidatos às vagas enviam seu currículo ou mesmo preenchem um formulário, sendo posteriormente chamados a participar de dinâmicas de grupo e entrevista com o selecionador. Após procedimentos como estes, tais agências encaminham alguns candidatos para entrevistas na empresa.

Dois tipos de trabalho realizados por essas agências:

  1. Terceirização de recrutamento e seleção: serviço gratuito para os candidatos que desejam uma contratação, onde o ônus da seleção é repassado para a empresa contratante.
  2. Outplacement: serviço gratuito para empresas que desejam contratar. O ônus da seleção é repassado para o candidato à vaga.

Network

Excelente instrumento, podendo-se até dizer que é um dos mais importantes e eficientes meios na busca de emprego. Há vagas que não são divulgadas na mídia e nesse caso, a network (rede de contatos) ajuda a detectar essas vagas exatamente a partir do momento em que há a facilidade no contato com as pessoas responsáveis pela contratação (diretores, gerentes e responsáveis pelo novo contratado). Dessa forma, manter uma agenda de telefones, e-mails e endereços de amigos, profissionais ou vizinhos, sem esquecer de redes sociais voltadas para esse fim, como é o caso do  linkedin.com. Isso torna-se algo indispensável, ainda que hoje esteja empregado.

Outros Assuntos:

  • Contabilidade básica
  • Matemática Financeira
  • Introdução à Administração Financeira

No comments yet.

Deixe uma resposta

*