Escola de fotografia – dicas de como escolher

Aprender fotografia é algo que pode ser feito tanto como hobby ou como trabalho, contudo é necessário levantar algumas questões sobre o futuro como fotógrafo. Em ambos os casos é fundamental, para quem quer se aprofundar na fotografia, aprender mais. Saber como funciona cada uma das etapas da fotografia, bem como as definições dos elementos que compõe uma boa composição são de grande importância.

Vantagens de um curso presencial

Fazer um curso em um boa escola de fotografia com certeza é mais interessante do que aprender sozinho. É certo que a internet apresenta uma gama de materiais que incluem aulas e artigos que podem ser bastante úteis, mas isso não tira a vivência da fotografia. Além da troca de experiência entre professor e aluno  e de aluno com aluno. Algumas pessoas até conseguem aprender sozinhas, com conteúdo da rede, mas a vivência traz um resultado superior que o estudo na frente do computador.

Curso Presencial

O curso também oferece informações e lições direcionadas ao aluno e seu nível de conhecimento. Há apostilas e demais informações, com um conteúdo pré – definido, além da prática de fotografia em estúdio e com equipamentos que dificilmente a internet irá oferecer. O conteúdo na rede, com certeza, é bem grande e todo dia são adicionadas novas informações, contudo filtrar essas informações leva tempo.  Há quem acredita que o dinheiro que não é gasto em uma escola de fotografia, com um curso presencial não vale a pena, em relação ao tempo que se perde filtrando as informações.

Em um curso presencial os alunos podem trocar experiências, fazer contatos mais duradouros e quem sabe já sair de lá com um trabalho ou job. Muita gente que se conheceu nos cursos fizeram amizades e também trabalhos, parcerias e por aí vai. Esse tipo de contato também pode ser feito pela internet, mas nem sempre com pessoas próximas e isso dificulta um pouco a vivência e projetos em conjunto.

O exemplo físico é mostrado ao aluno, dessa forma ele pode tentar após ter visto o exemplo do professor. Diferente do que é visto em um livro ou tela, que exige mais imaginação e atenção do aluno. Muitas vezes o conteúdo visto na internet não é assimilado e é necessário retornar a lição. No curso em uma escola de fotografia há a possibilidade de tirar dúvidas com o professor em tempo real, sem a necessidade de pesquisar e perder tempo com algo que pode ser esquecido mais facilmente.

Os cursos irão ensinar muito sobre fotografia, entretanto não é tudo e por isso se faz importante sempre manter-se atualizado, por meio de workshops, fóruns na internet, novas experiências, novos contatos e estudo. Não é porque a fotografia é o tempo que parou e foi registrado que o fotógrafo irá parar no tempo e por isso aprender novas técnicas e escolher um determinado estilo faz toda a diferença na carreira do fotógrafo.

Como escolher uma boa escola de fotografia

Antes de fechar o contrato é importante conhecer as dependências da escola, além dos equipamentos, professores e o plano de aula, contendo todos os tópicos que serão abordados durante o período do curso. Verifique se a escola de fotografia possui acervo tanto físico, com fotos, livros e material didático, quanto conteúdo em rede, que pode ser acessado pelo aluno em casa. Algumas até oferecem esse material depois que o aluno terminou o curso, podendo este visitar a escola e acompanhar o que acontece no ambiente.

Mesmo os alunos que não pretendem fazer fotografia analógica é importante conhecer o processo, que vai muito além do clique, passando pela revelação. Uma boa escola também irá organizar exposições dos alunos durante o curso e ao final dele.

O que o aluno aprende em um curso de fotografia

Os cursos são voltados para diferentes alunos e níveis de conhecimento. Desde a aula inicial o aluno irá compreender como funciona o processo fotográfico, a história da fotografia e as primeiras técnicas de composição. Ao longo do curso ele irá aprender sobre regras importantes, como a regra dos terços, o uso do diafragma, ISO e outros elementos da fotografia.

Fotografia

A capacidade de usar a luz a seu favor também é abordado nos cursos, o que irá garantir uma boa foto. Contudo, o mais interessante a se saber é sobre o que fotografar e como fotografar. Seja qual for o tipo de fotografia, há algumas regras, que muitas vezes terão de ser quebradas, mas é importante saber que tudo muda na fotografia, exceto o momento eternizado.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*