Exercício para manter as Rótulas Saudáveis

A maioria das pessoas não presta atenção suficiente ás suas rótulas nem tem consciência da responsabilidade que cai sobre elas. É preciso cuidá-las para mantê-las sãs e prevenir que apareçam problemas como a artrite, as dores de cabeça e inclusive as dores nos ombros.

exercicio-para-manter-as-rotulas-saudaveis

A rótula pode doer não só pelo factor idade ou devido a uma lesão, como também pelos quadricipedes estarem fracos e não libertarem o peso corporal, assim como devido ao alinhamento ósseo incorrecto que descompensa a musculatura da coxa e provoca hábitos posturais incorrectos, ou pelo simples motivo de calçar sapatos inadequados, especialmente o salto alto.

Para ter umas rótulas saudáveis há que cuidar da sua forma física e manter-se com um peso corporal adequado, que não o faça sofrer com esse excesso.

Existem muitos exercícios para fortalecer a musculatura que intervém no movimento articular. São simples de fazer e não necessita de ir ao ginásio, porque também podem ser feitos em casa.

É importante ter em conta de que nunca se deve esforçar demais a articulação e levá-la ao limite.

Convêm começar as sessões aquecendo os músculos, com cinco a dez minutos de exercício respiratório, pode optar por uns minutos de bicicleta estática, com o assento elevado. Depois pode praticar estiramentos dos quadricipedes, dos tendões, das coxas, e dos flexores da anca.

Com os pés ligeiramente afastados e paralelos, apoie as costas na parede e estique os braços em frente. Pouco a pouco, deslize as costas até que as rótulas se dobrem fazendo um ângulo de 90º, sem que as rótulas cheguem a passar os pés.

Mantenha esta postura entre 15 a 60 segundos e regresse à posição inicial. Repita o exercício 10 vezes.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*