Gordura Interesterificada faz mal à saude: Diabetes Mellitus e obesidade são os principais perigos

Tenha bastante cuidado com o consumo de gordura interesterificada. Estudos indicam que para além de fazer mal à nossa saúde pode ter como principais malefícios, o perigo de desenvolvimento de patologias como a obesidade e a Diabetes Mellitus.

Gordura interesterificada faz mal à saúde, conheça quais os seus melefícios

A gordura interesterificada é um composto sintético produzido pelas indústrias que está cada vez mais frequente nos produtos que possuem grande teor de lipídios, utilizada para substituir a gordura saturada e trans que antes era presente nos alimentos e após muitas pesquisas, onde apontaram uma série de malefícios na utilização delas, a indústria lançou esta nova gordura.

Porém a grande questão é, será que a gordura interesterificada é realmente segura à saúde ou é apenas mais um composto disfarçado utilizado pela indústria que causa sérios danos ao organismo? Pois é, estudos recentes respondem a esta pergunta de forma direta e explicativa.

O que é gordura interesterificada

A indústria precisa de uma gordura com característica sólida para produção de alimentos sólidos, assim como a gordura saturada ou a trans, porém após o desuso das mesmas a indústria entrou no mercado com um novo composto lípido de origem sólida que é a gordura interesterificada.

A gordura interesterificada é como se fosse um ácido gordo insaturado modificado e adicionado à gordura saturada para tornar sua composição sólida. Porém ainda não se sabe ao certo como este processo é feito de fato e qual a composição desta “nova gordura”, visto que cada indústria faz o processo de uma forma, pois ainda não há normas para a sua produção.

A gordura interesterificada faz mal à saúde?

Os estudos recentes estão apontando grandes malefícios na utilização desta gordura, sendo ainda mais severos ao organismo que a própria gordura trans que já é considerada pior que a saturada.

Um Estudo publicado pela revista Nutrition & Metabolism indica que a gordura interesterificada aumenta a resistência à insulina, condição esta que pode levar ao desenvolvimento de patologias como a Diabetes Mellitus e a obesidade.

O estudo refere que após 4 semanas realizando uma dieta rica em gorduras interesterificadas, o consumidor desta, vai presenciar um aumento de cerca de 20% da taxa de glicose no sangue, superior à taxa observada com a gordura trans. O estudo afirma ainda que a produção de insulina pode cair até cerca de 18% numa dieta rica em gordura interesterificada. Observou-se ainda uma redução das taxas de HDL, aumentando desta forma o risco de doenças cardiovasculares.

Como saber que estou consumindo um alimento com gordura interesterificada?

A gordura interesterificada não está descrita no rótulo dos alimentos, certamente você poderá encontrar nos ingredientes a gordura vegetal hidrogenada, ou óleo vegetal. Estes são os nomes mais utilizados para descrever a gordura interesterificada.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*