Gradil, uma nova ferramente de segurança

Atualmente vivemos em uma sociedade que precisa cada vez mais e mais de segurança, facilidade e comidade. Um dos itens principais para que ocorra essa segurança nas ruas e até mesmo nas grandes empresas são os chamados gradil. Fabricados em chapas de aço ou até mesmo com a reciclagem de ferros usados, o gradil visa separar locais que geralmente têm um grande acesso de pessoas. Os gradis também podem ser utilizados como barreira para que pessoas não cheguem a locais onde há riscos. Além de placas colocadas em pé, hoje há muitos gradis que são colocados no chão para que possam atuar como pisos. A parte mais importante ao procurar por um gradil é saber sua qualidade e procedência, para que seu produto não se danifique e possa ser utilizado por diversas vezes. Leia este artigo até o final e fique por dentro sobre gradil.

O uso do gradil está presente no cotidiano das pessoas, muitas delas acabam por nem perceber sua uso, mas eles estão lá. Gradis estão sendo utilizados com frequência por setores como mineração, siderurgia, agricultura e alimentos, metalúrgica e também por empresas de marketing que alimentam diversos shows. As chapas podem ser fabricadas sob encomenda, respeitando claro, definições pré-estabelecidas. Para acabamento, as mais utilizadas são: pintura eletrostática a pó (Epóxi), galvanização eletrolítica e galvanização a fogo, conhecida através da Norma Brasileira ABNT – NBR – 6323 Americana ASTM-A-123.

Eventos de diversos segmentos têm se utilizado de gradil

Sua empresa ou seu evento usando gradil mais propício, uma vez que há várias opções no mercado, algumas com perfuração grandes, como biombos, onde há a possibilidade de se ver do outro lado, ou até mesmo chapas lisas, sem perfuração, onde não há visibilidade para o outro lado do fechamento. Se o cliente optar por uma chapa perfurada, ou seja, uma chapa com abertura, ele pode escolher entre diversos materiais de fabricação, entre eles, plástico, latão, cobre, aço inoxidável, aço carbono ou ferro, e o mais utilizado, o alumínio. Há também que se atentar a espessura, já que ao produzir o gradil, há uma infinita gama de responsabilidades a serem seguidas para que o produto tenha qualidade e possa oferecer segurança. Uma das normas a ser seguida são as dimensões das chapas que serão perfuradas, entre os padrões desenvolvidos pelas usinas siderúrgicas estão as placas de 2000x1000mm, 3000x1000mm, 2000x1200mm, 3000x1200mm e 3000x1500mm. Na maioria dos casos, o gradil passa a ser um produto sextavado. Há empresas que possuem potentes máquinas de corte e podem auxiliar o cliente na busca por um gradil personalizada, que no caso, seria mais um placa ou chapa. Para acabamento final, as chapas que podem se tornar um gradil, podem ser dobradas e soldadas.

Como forma de proteção, os gradis têm sido utilizados com frequência em jogos de futebol que reúne grandes times e consequentemente grandes torcidas. Em São Paulo, jogos que reúnem times como Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo, por segurança são instalados gradis nos portões de acesso e nos possíveis locais de encontro de torcidas rivais. A separação através de gradis, não deixa que torcedores ultrapassem a barreira e passem a se agredir, De forma barata, há um grade ganho na segurança e vida dos torcedores ali presentes. O ganho também pode ser visto em um exemplo claro. Se antes eram utilizados 10 policiais militares para conter uma passagem, com cinco gradis, com menos de 2 metros cada um, podem suprir essa necessidade e colocar os PMs para fazer a segurança em outro ponto.

Pedestres se deparam com gradil nas vias das grandes cidades

Mas não é apenas nos grandes eventos de futebol que isso acontece. O uso dos gradis também têm sido muito utilizado para conter à travessia de pedestres em pontos proibidos ou locais perigosos. O perigo representado por querer atravessar em uma via muito movimentada, que representa real risco de morte, pode ser evitado com a instalação de gradis conjuntos que barram a passagem em determinado local, obrigando o pedestre a se deslocar até um local seguro para travessia. Para que possa ter uma estrutura esteticamente mais bonita, os gradis podem ser pintados na cor que desejada, sendo a tonalidade verde a mais requerida, principalmente para que possa se “camuflar”, uma vez que na maioria das vezes é sobreposto em áreas gramadas ou ou pontos onde o verde das árvores predomina.

Agora que você já sabe todos os benefícios de um gradil, é procurar a plataforma que melhor se equipara a sua necessidade ou de sua empresa e procurar uma indústria que possa lhe ofertar um produto de qualidade e de procedência garantida.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*