Implante Dentário: Conheça alguns aspectos relevantes sobre o tratamento

No artigo de hoje, vamos esclarecer algumas dúvidas muito comuns acerca do implante dentário, e da confusão que muitas vezes existe entre os implantes e as próteses, bem como outros aspectos relevantes sobre este tipo de tratamento. Se porventura também não sabe a diferença entre uma e outra coisa, e está interessado em saber, fique connosco.

@clinicaswhite : PBX +57(1)6222293 : http://ift.tt/1F9NXpp : clinicaswhite.com

Um implante dentário é uma pequena peça, normalmente feita em titânio, que serve para substituir a raiz de um dente que foi perdido ou que não está em condições. Esta peça, é inserida, através de uma pequena cirurgia, na estrutura óssea do paciente, sendo que os procedimentos para o fazer, são os seguintes:

  • antes de tudo, e como é óbvio, procede-se à realização de todo o diagnóstico de tratamento.
  • se o paciente estiver em condições de receber um implante, procede-se então à marcação da cirurgia.
  • no dia da cirurgia propriamente dita, o primeiro passo é anestesiar a zona onde se vai realizar o implante.
  • em seguida, o implantodontista realiza um pequeno corte na gengiva, na zona onde vai ser colocado um implante, de forma a que a estrutura óssea fique visível.
  • o próximo passo, é perfurar a estrutura óssea com uma pequena broca da dimensão do implante.
  • realizado esse processo, é então colocado o implante, e cozida a gengiva.


Após esta intervenção, o paciente terá então que aguardar por cerca de três meses, de forma a que se dê a ósseo integração do implante com a estrutura mandibular. Quando esse processo estiver concluído, então sim, é colocada a prótese dentária (dente artificial).

De referir que esta é a técnica mais e os materiais mais comuns, em cirurgias de pequena complexidade, e que tem por base as descobertas de Branemark em meados da década de 60 do século passado, que após inúmeras investigações, revolucionou a odontologia com a descoberta do titânio como material compatível com o organismo humano.

Hoje em dia, têm existido inúmeros avanços, e já existem implantes dentários feitos em outros materiais, e com outras técnicas, no entanto, esta ainda é a mais usual, e os seus resultados são extremamente positivos, já que cerca de 95% das intervenções feitas a nível mundial, têm sucesso, e das restantes, muitas das complicações que surgem, são devido à negligência no que diz respeito à higiene do implante e da prótese, por parte do paciente.

Esta foi apenas uma pequena introdução a esta temática. Em breve voltaremos com novos artigos, onde daremos a conhecer outras técnicas utilizadas, bem como algumas informações sobre quanto custa um implante dentário.

Até lá.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*