Importância do fluxo de caixa na sua empresa

fluxo de caixa

Tudo o que se relaciona com dinheiro, seja em uma empresa ou na sua família, deve ter um controle, o qual se refere a toda quantidade de capital que sair ou entrar da conta bancária. Sem esse controle, mensurar o lucro de uma empresa, saber como está a economia de casa e entre outras coisas ficam quase impossíveis de saber, já que não haverá certeza no que for relatado.

Para que uma empresa cresça, se mantenha bem e lucrativa ou saia de situações de prejuízo, é muito importante o controle do fluxo de caixa. Esse fluxo de caixa é a demonstração de todos os pagamentos e recebimentos esperados em um determinado período de tempo, para que você saiba quanto sua empresa recebe de seus clientes e quanto ela gasta com outros fatores, podendo sempre já prever o financeiro a cada mês ou ano de seu negócio. A demonstração de fluxo de caixa é uma fonte extremamente segura aos analistas financeiros para poderem elaborar planejamentos, prever o lucro ou diminuir despesas.

Sendo assim, o fluxo de caixa na sua empresa se torna essencial de ser controlado e revisitado sempre. Ele é um recurso fundamental em seu financeiro para declarar principalmente qual é a situação financeira do seu negócio: ele está bem, melhor do que esperavam ou indo mal? Depois disso, o fluxo de caixa ainda é útil para mostrar como e onde você pode reduzir o investimento de capital para melhorar a situação da empresa.

Se uma empresa não analisar o fluxo de caixa nunca ou por bastante tempo, ela poderá ter a ilusão de obter muito lucro, sendo que, no papel, não seria verdade – e isso pode trazer péssimas consequências para todos.

Esse controle, então, é essencial, indispensável e simples de realizar pelas pessoas certas. É por isso que se contraram analistas e tesoureiros, para que cumpram bem tal função!

No comments yet.

Deixe uma resposta

*