Infertilidade masculina: São várias as causas e tratamentos como a fertilização in vitro podem ser a solução

São várias as causas de Infertilidade masculina, e tratamentos como a fertilização in vitro podem ser a solução.

A infertilidade masculina acomete diversos homens em todo o mundo e pode ter inúmeras causas. Alguns problemas são irreversíveis enquanto outros possuem tratamento e podem ser revertidos, devolvendo a fertilidade masculina e possibilitando ao homem realizar o sonho de ter filhos através de técnicas como a fertilização in vitro.

Causas

Alguns homens nascem estéreis, outros desenvolvem doenças ao longo da vida que impossibilitam a produção de espermatozoides capazes de fecundar um óvulo. Fatores ambientais, acidentes e cirurgias também podem prejudicar e até mesmo anular a fertilidade masculina.

Vale ressaltar que a infertilidade é a incapacidade de gerar descentes, geralmente não afetando o desempenho ou apetite sexual do homem, apenas impedindo a concepção.

Causas hormonais, traumas e hábitos de vida como consumo excessivo de álcool e tabaco e exposição a agentes químicos também são fatores que alteram a produção e a morfologia dos espermatozoides, comprometendo sua mobilidade e capacidade de concepção, além de aumentar os riscos de gerar uma criança com anomalias genéticas.

Existem causas de infertilidade curáveis e detectáveis e outras que não tem solução, fazendo com que o casal recorra aos bancos de doação de espermatozoides ou adotem seus filhos, uma vez que não serão capazes de conceber um filho que partilhe do material genético dos dois genitores.

Tratamentos

Muitos homens adiam a visita a uma clínica de reprodução humana por terem medo do diagnóstico. Esse problema decorre do machismo e deve ser evitado, uma vez que alguns problemas de fertilidade podem ser revertidos quando descobertos a tempo e não fazem com que o paciente seja “menos macho” por ser infértil.

Quando o caso pode ser revertido, geralmente é recomendável ao casal buscar tratamentos para infertilidade, como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro, que geram bebês com o uso dos gametas dos genitores e a gestação ocorre no útero materno.

Alguns casos mais graves podem ser solucionados cirurgicamente e em alguns casais é impossível a concepção com o material genético paterno, sendo necessário recorrer a um banco de espermatozoides para conseguir gerar uma criança.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*