Mais profissionais tem aderido ao Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é uma forma mais interessante de se trabalhar que o prontuário convencional devido uma gama de vantagens. Os prontuários médicos são o registro sobre o tratamento do paciente, contendo suas informações pessoais, dados clínicos e demais informações importantes para o quadro clínico do paciente. Como uma forma de melhorar o uso dos dados foi desenvolvido o prontuário eletrônico, que se mostrou mais interessante e funcional que o antigo, sobretudo pela sua eficiência e possibilidade de acompanhá-lo de qualquer parte do mundo, usando a internet.

Cada vez mais médicos e outros profissionais tem utilizado diferentes modelos de prontuários eletrônicos. Até mesmo o governo já de mostrou interessado, com a implementação do e-SUS, o prontuário eletrônico que tem como objetivo agregar todas as informações dos pacientes, auxiliando no tratamento, na distribuição de medicamentos, no auxílio de pesquisas sobre a qualidade do atendimento e na concessão de benefícios. A ideia é que os dados possam ser compartilhados por diferentes profissionais e unidades de saúde.

O que é prontuário eletrônico

O registro eletrônico do tratamento do paciente em um sistema projetado para apoiar o seu tratamento, levando em consideração os dados corretos, alertas e demais sistemas de apoio. Dessa forma diferentes profissionais da saúde e estética podem utilizar a base de dados para o apoio ao tratamento. Os dados sobre o estado de saúde e demais cuidados que o paciente devem ter durante a vida podem ser armazenados e utilizados por mais de um profissional. Incluem informações de saúde, clínicas e administrativas que serão guardadas por toda a vida.

Vantagens

prontuario eletronico

Devido a boa capacidade de armazenamento e a possibilidade de acessá-los remotamente, o prontuário eletrônico permitiu o acesso rápido aos problemas e enfermidades, bem como as intervenções e tratamentos atuais; a tomada decisões e medicação podem ser feitas de forma mais rápida, representando uma melhoria no processo e melhores resultados dos tratamentos. O atendimento por si só se torna melhor e redução de custos, além do uso mais adequado dos recursos.

É possível medir o estado funcional do paciente, bem como o raciocínio clínico em diagnósticos e intervenções terapêuticas/ cirúrgicas, permitindo o acompanhamento de vários profissionais. Também permite compartilhar e registrar todos os dados de consultas e atendimentos anteriores. É garantida a confidencialidade e privacidade dos processos clínicos, sobretudo os referentes a auditoria clínica e administrativa. Vale ressaltar que os desenvolvedores de sistemas necessitam programar as funções para atender os níveis de segurança, que garantirão o acesso adequado às informações confidenciais do paciente.

Os dados podem ser armazenados tanto no sistema, quanto em mídias físicas como CD- Rom, pen – drive, HD e outras formas de armazenamento. Pela internet é possível visualizar simultaneamente os dados do paciente tanto para profissionais, quanto para os próprios pacientes, empresas e demais departamentos. Quando o paciente realizar algum exame poderá consultar o resultado sem a necessidade de se dirigir até o consultório ou hospital. Ele pode ser notificado quando houver novas consultas, ele poderá ser informado tanto por e-mail, quanto por sms ou mesmo telefonema gravado. Esta é uma capacidade que melhora a eficiência do trabalho técnico. Também é possível visualizar as informações por meio de smartphone, tablet e pc.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*