O empreendedorismo como forma de sucesso

O empreendedorismo quando visto de forma mais completa, é um fator importantíssimo para obter o seu sucesso. Embora a maioria das pessoas achem que o empreendedorismo é para quem tem empresas ou é proprietário de algo, para quem resolve ter seu ganho de vida como profissional liberal, autônomo ou como costuma-se dizer, por conta, deve levar em consideração os comportamentos empreendedores e aplicar em sua carreira.

De um modo mais amplo, as ações comportamentais dos empreendedores de sucesso, se aplicadas corretamente em nosso dia a dia, interfere até mesmo em nossa vida pessoal, voltando toda a atenção ao equilíbrio entre o trabalho e a família. Afinal, ser empreendedor significa obter características típicas dos empreendedores de sucesso, com foco na melhoria da sua performance, seja pessoal ou profissional.

As características empreendedoras subdividem-se em 3 conjuntos, o conjunto realização, conjunto de planejamento e conjunto de poder. Dentro do conjunto de realização estão algumas características como busca de oportunidades e iniciativa, saber correr riscos calculados, ter um padrão de qualidade e eficiência, persistência, entre outras.

Já no conjunto de planejamento a busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistêmico caracteriza os comportamentos desse conjunto. No conjunto de poder encontramos como comportamentos fundamentais aos empreendedores a persuasão, rede contatos, independência e autoconfiança.

Garantir estas características te proporciona um grande ganho de performance, facilitando e encurtando assim o caminho para o seu sucesso. Embora seja trabalhoso é possível com pequenas atitudes iniciar seu caminho para obter todas essas características, uma delas é assumir a sua responsabilidade pelo que vem acontecendo a sua vida.

Assumir a responsabilidade da situação que você esta, sem colocar a culpa nos fornecedores, nos clientes ou nos funcionários te libertara para focar na aquisição das demais características. Afinal, se seu negócios esta sem clientes não é porque eles não gostam de seu produtos, na verdade pode ser, mas o que acontece na maioria das vezes é que o empresário não esta sabendo apresentar seu produto, ou até mesmo apresentando para o público errado

Quando você toma consciência do que vem fazendo de errado, traçar o caminho e corrigi-lo fica muito, mas muito mais fácil. Tente agora pensar o que esta acontecendo em sua vida, o que esta faltando? O que esta demais? O que você gostaria de corrigir? Depois, foque na solução de problemas e não no problema em si.

Exemplo:

– Tenho contas a pagar e não tenho dinheiro para isso.

Correto, agora veja bem, você não é o único que tem contas a pagar e não tem o dinheiro para isso, existem muitas pessoas como você, mas isso é apenas para te tranquilizar. O que quero que faça é que foque na solução desse problema, pegue cada uma das contas e veja, as que você pode renegociar o prazo de pagamento, as que você pode renegociar as formas e os juros e as que você tem que priorizar e pagar de qualquer jeito.

Se você observar que a partir desse momento você tem em mãos o controle financeiro novamente, já podemos estar falando da primeira conquista, do primeiro passo em direção a construir um perfil empreendedor.  Afinal de contas, ter o controle de suas finanças não significa exatamente que você tenha que estar com elas em dia, você tem é que saber como anda a sua vida financeira, para assim planejar um controle que te possibilite resolver facilmente cada situação.

Comece por ai a sua mudança comportamental voltada a adquirir características empreendedoras, com pequenos passos, é assim que se faz para alcançar grandes realizações.

O empreendedorismo é muito mais que um simples conhecimento, que simples técnicas, o empreendedorismo é na verdade uma filosofia de vida, uma forma de encarar a vida pessoal e profissional em seu mais alto desempenho de performance. Convido você a acompanhar meu blog, comentar, compartilhar e ficar a vontade para fazer perguntas, críticas e observações.

Um forte abraço.

Cleber Pelarin

– See more at: http://cleberpelarin.gdigital.com.br/blog/o-empreendedorismo-como-forma-de-sucesso/#sthash.rfo0awg7.dpuf

http://cleberpelarin.gdigital.com.br/blog/?pg=home

No comments yet.

Deixe uma resposta

*