O que é blindagem nível 3A

Para proteger automóveis e edifícios contra ataques feitos com armas de fogo, foi criado o processo denominado blindagem. Esse tipo de defesa foi desenvolvido para proteger os veículos em zonas de guerra, com o aumento da violência nas cidades nasceu a necessidade de adaptar essa proteção para automóveis de passeio e também alguns tipos de construção.

Para ser um produtor de vidros blindados é preciso passar por uma inspeção muito minuciosa e possuir documentos certificados e também permissões que são expedidas pelo Ministério da Defesa do Exército. Somente com essa documentação completa é possível fabricar, transportar e vender produtos blindados. Para cada automóvel que receber a proteção de blindagem é preciso ter uma autorização da Região Militar, que é conseguida através do preenchimento de um documento próprio.

Pessoas físicas que desejem instalar a proteção blindada em automóveis, devem apresentar RG, CPF, Atestado de Antecedentes Criminais que é expedido pela Polícia Civil de cada Estado, Comprovante de residência, Certidões negativas criminais dos últimos cinco anos das Justiças Estadual, Federal e Militar.

Blindagem NIVEL 3 A

Blindagem nivel 3 A

Blindagem 3A – a mais comum

 

Antes de instalar a proteção blindada em um automóvel é preciso fazer uma avaliação para ter certeza que o veículo aguentará o peso da proteção sem ter sua estrutura comprometida. O conjunto de dispositivos que são utilizados para proteger vidros e carroceria é bastante pesado e acaba diminuindo o desempenho do automóvel.

Além do fator mecânico, a parte financeira também está presente, já que blindar um veículo é um processo bastante dispendioso, pois envolve desmontagem total do automóvel, instalação dos equipamentos de proteção e remontagem. O processo de blindagem pode chegar a ser mais caro que o carro em si.

O nível de blindagem mais comum é o 3A que resiste aos seguintes calibres: 22, 38, ataques com pedras e pedaços de ferro, balas Magnum .357 de ponta macia, pistolas 9 mm, Magnum .44 e submetralhadoras Uzi.

Esse nível é o mais utilizado porque protege de vários calibres que são utilizados por criminosos, e também porque os níveis superiores são mais pesados e mais caros o que inviabiliza a utilização em veículos comuns. A blindagem nivel 3A apresenta uma boa relação de custo com o que proporciona de segurança, por isso é o mais requisitado.

Abaixo do nível 3A temos os Níveis:

  • I – resistente aos calibres, 22, 38 e ataques com pedras e pedaços de ferro.
  • IIA – Todos os calibres do nível I e ainda Magnum .357 (soft point) e pistolas 9 mm.
  • III – Todos os calibres dos níveis I e II e ainda fuzis M16, AK-47, AR-15, FAL, G36 e G3.

Acima do nível 3A temos os níveis:

  • IV – todos os calibres dos níveis anteriores e ainda balas perfurante como .30-06 e .338 e também granadas. Esse é o maior nível disponível para população civil. Para ter o nível IV é preciso justificar a real necessidade desse tipo de proteção.
  • V – Todos os calibres dos níveis anteriores e balas 12,7 x 99 mm NATO e ataques aéreos de mísseis Tomahawk e Stinger. Esse nível só é disponibilizado para as Forças Armadas, presidentes e chefes de estado. Para super empresários, em raras exceções, pode ser conseguida autorização para instalar esse nível de proteção.

 

 

No comments yet.

Deixe uma resposta

*