O que é preciso para ter uma piscina em casa

Ter casa com piscina é o sonho de muita gente, que pode reunir a família e os amigos para churrascos nos fins de semana, se refrescar e fazer outras atividades. Não é necessário muito dinheiro para construir ou comprar uma, contudo é preciso definir quais as características que você quer em uma piscina. Há basicamente dois modelos, cada um com suas vantagens e cuidados específicos que vão além da limpeza e aplicação do cloro. Saiba o que é preciso para ter uma piscina em casa e quais os gastos que ela desprende.

Segurança em primeiro lugar

Piscina

Existem basicamente três tipos de piscinas: de vinil, fibra e alvenaria com azulejo. Cada uma com características e cuidados diferentes, contudo é necessário ter consciência que alguns cuidados vem junto com o lazer. É preciso instalar uma tela de proteção para evitar acidentes, principalmente se na casa morarem crianças, idosos ou animais de estimação. A tela de proteção evita acidentes sérios como afogamentos, que podem ser fatais. A água também deve estar limpa e a manutenção ocorre semanal ou quinzenalmente, conforme o uso e o tipo da piscina.

Antes de começar

O primeiro passo é avaliar como é a estrutura do terreno e se é possível construir a piscina. Se tiver alguma dúvida um profissional deve ser solicitado. Depois de determinar o local, o próximo passo é definir o tipo de piscina, que pode ser de azulejo, vinil ou fibra. A piscina de azulejo pode sair mais barata, contudo há o trabalho de fazer o buraco, a alvenaria e depois o acabamento, com azulejo e rejunte. Com a piscina de vinil ou fibra o trabalho é menor, sendo necessário apenas fazer o buraco e depois instalar o modelo, que já vem pronto.

É também necessário construir todo o encanamento responsável pela água que vai abastecer a piscina. Em ambos os casos os donos precisam instalar o filtro para ajudar na limpeza e caso queira água quente, os moradores podem optar pelo sistema de aquecimento, que torna o valor um pouco mais caro.

Cuidados

limpeza da piscinaExistem alguns cuidados para quem quer ter uma piscina em casa. O primeiro diz respeito a limpeza que deve ser feita de forma minuciosa para evitar o acúmulo de sujeira. Lembre-se que uma piscina suja pode ser nociva a saúde das pessoas, pois pode acumular lodo e demais bactérias. É preciso limpar as bordas da piscina com esponja específica, limpar com aspirador o fundo e a aplicação de cloro, pelo menos, uma vez por mês. A troca da água pode ocorrer com menor frequência, caso ela seja limpa constantemente.

Alguns acessórios complementam a piscina, mas eles podem ser adquiridos depois de sua instalação. É comum, os moradores construírem uma churrasqueira a beira, colocar espreguiçadeira, mesas, cadeiras, além de tobogã, escorrega e outros brinquedos para o uso infantil. Tem gente que coloca iluminação na piscina, mas ela deve ser específica para a água e ao pode ser qualquer iluminação. A instalação tem que ser feita de forma segura, por pessoas capacitas. Por fim, aproveite da sua piscina e lembre-se que se for feito tudo certo, levando em consideração a segurança, o seu lazer será completo.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*