O que há de errado com meu aparelho – Defeitos comuns em notebooks e tablets e como identificá-los

Quem tem um notebook ou tablet pode ter algumas dores de cabeça, mas antes de levar na assistência técnica é indicado que o usuário faça identifique o problema, que muitas vezes é simples. Em alguns casos o problema é de fácil solução e identificação, sobretudo em fontes para notebook, softwares de tablets e outros periféricos. A diferença desses aparelhos para Desktop é identificação das avarias são feitas na tentativa e erro, trocando peças até descobrir o que está acontecendo de errado e por isso saber onde é o problema evita perda de tempo e de dinheiro.

Identificando problemas no notebook

Notebook HP

Os problemas no notebook mais simples de serem verificados são os que acontecem na fonte para notebook, na bateria ou no cooler. Quando é na fonte, geralmente o aparelho não liga ou apresenta falhas quando está sendo carregado. Se tiver acesso a um multímetro será mais fácil de saber onde está o defeito. O próprio usuário pode realizar o reparo se o defeito for o cabo, somente trocando por um cabo novo, mas para outros problemas, o ideal é buscar a assistência técnica.

Falhas na bateria são mais fáceis de identificar e ocorrem em muitos notebooks. Elas não seguram a carga devido ao desgaste natural e o usuário tem duas opções, sendo a primeira dela a calibragem na bateria, para que ocorram menos desgastes nos íons de lítio. O usuário pode otimizar as funções do aparelho para que ele gaste menos energia, diminuindo, por exemplo, a cor e contraste do monitor.

Quando o notebook esquenta muito e desliga em consequência do aumento na temperatura, geralmente o defeito encontra-se no cooler. Aquela ventoinha que fica na parte debaixo e é responsável pelo reesfriamento do processador. Quando seu funcionamento está comprometido, o usuário pode ele mesmo realizar uma limpeza no cooler, que diminuirá a temperatura. Em alguns casos a aplicação de uma pasta específica no processador resolverá o problema dos súbitos desligamentos.

Identificando problemas no tablet

TabletOs tablets estão cada vez mais presentes, mas nem por isso são menos problemáticos que alguns notebooks. Os problemas mais comuns ocorrem nos displays sensíveis ao toque, mas nem sempre o problema é na parte física e sim nas configurações do usuário. Verifique se não há comandos de voz ligados nem outras marcações de sensibilidade que comprometem o uso do touch. Nesses casos não será nem preciso levar o aparelho a assistência técnica ou a manutenção.

O carregador também pode ser uma dor de cabeça, pois pode apresentar problemas se não for usado de forma adequada. Nesses casos a prevenção é a melhor forma de manter o carregador em bom estado, evitando que ele seja dobrado ou ligado na tomada quando não estiver carregando. Se for necessário comprar um novo carregador, o mais indicado são os originais, da mesma marca e adequados para o tablet.

Softwares

Sim, os sistemas operacionais dos tablets não são perfeitos e apresentam falhas que nem precisa que o usuário identifiquem, elas aparecem e comprometem o funcionamento do sistema operacional. Uma opção quando ocorrem travamentos é a limpeza do cache. No sistema Android para realizar a tarefa basta ir em Configurações, em seguida em aplicativos e selecionar a guia todos. O próximo passo é clicar em limpar cache e aguardar.

Outra forma de tornar seu aparelho seguro é a instalação de um antivírus, que deve estar sempre atualizado. Também é importante manter o sistema sempre atualizado e essa é uma tarefa bem simples. Vá em Configurações, no sub item aplicativos e depois selecione a opção Atualizações do Sistema. Escolha a opção Verificar Agora para saber se a versão do aparelho é a mais atual, se não for, o sistema será atualizado para a mais recente.

Se o aplicativo for o causador dos travamentos, o ideal é forçar sua interrupção ou remover o aplicativo. Para forçar a interrupção usuário deverá abrir o menu Configurações, logo em seguida na opção aplicativos. Na guia todos você pode clicar na opção Solucionar o problema e forçar Interrupção, dessa forma o aplicativo será interrompido. Para excluí-lo o usuário deve ir para mesma opção “Aplicativos” na guia Todos e em seguida na opção de desinstalar o aplicativo. Se o aplicativo for importante, o usuário pode apenas remover os dados do aplicativo na opção “Aplicação” guia Todos e em seguida na opção Limpar Dados. Neste caso os dados que não forem salvos pelo backup serão excluídos (contas, configurações, memória cash, jogos salvos, etc).

No comments yet.

Deixe uma resposta

*