O que você precisa saber sobre a vacinação do gado

Não existe um padrão no programa de vacinação para o gado no Brasil. Isso ocorre porque vivemos em um país de proporções continentais, onde cada região e clima são propícios para o desenvolvimento de diferentes tipos de bactérias e doenças. Ainda assim, é essencial que o gado receba o acompanhamento veterinário e toda a atenção para que a vacinação seja feita de maneira adequada.

Apesar de simples e necessária, a vacinação exige conhecimento técnico para ser feita de forma correta e eficaz, visando evitar prejuízos aos produtores e danos ao animal.

Quer saber mais sobre a importância da vacinação e no que atentar para aplica-la de forma correta? Confira alguns pontos que precisam ser observados:

Durante a vacinação do gado você deve:

 

  • Atentar para a linhagem dos animais. É possível saber a quais doenças o rebanho está mais suscetível através disso.
  • Atentar para o fato de que a propagação de doenças infecciosas é diferente entre os sistemas de produção.
  • Lembrar que o clima influencia no desenvolvimento de bactérias, por isso, há doenças características de cada região do país.
  • Lembrar que existem vacinas obrigatórias. São elas as vacinas contra febre aftosa, contra brucelose e contra carbúnculo.
  • Contar com a ajuda de veterinários especializados.

 

Com a ajuda de profissionais qualificados, a vacinação de seu rebanho é feita e acompanhada de forma correta. Caso tenha interesse em comprar gado leiteiro ou gado de corte, informe-se sobre as vacinas a que foram submetidos.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*