Objetos que entram em contato com a maresia pedem cuidados especiais

A maresia, presente no ar de cidades litorâneas, pode deteriorar diversos tipos de materiais com sua ação corrosiva. Dessa forma, muitos objetos, carros e até mesmo os imóveis na praia devem ser conservados de forma especial, podendo contar com os serviços do self storage Santos.

Diversas empresas oferecem o serviço de self storage, que além de livrar espaço em casa ou no escritório, ainda protegem os objetos dos efeitos nocivos da maresia. Os boxes podem ser alugados por diversos períodos e possuem diferentes configurações, adequadas para os mais diversos usos.

Efeitos da maresia

A maresia é composta por vapor d’água e sais minerais, provenientes do mar. Tais elementos deterioram diversos materiais e podem estragar objetos. Cada matéria possui uma reação diferente à maresia e algumas podem sofrer danos permanentes.

  • Objetos metálicos: em tais materiais, a maresia provoca oxidação. Tal ação pode ser revertida e prevenida.
  • Madeira: na madeira, a maresia por inchar ou empenar os objetos, apodrecendo a madeira.
  • Alvenaria: a maresia aumenta a proliferação do mofo, além dela poder se infiltrar no cimento aparente e atingir as estruturas metálicas da construção.
  • Equipamentos eletrônicos: a maresia pode danificar os componentes metálicos presentes no interior dos aparelhos eletrônicos.

Cada tipo de material deve ser protegido e conservado de uma forma para não ser afetado pela maresia. No caso da madeira, ela deve ser envernizada e constantemente deve-se aplicar óleo de peroba ou cera própria nos objetos.

Em casos de materiais metálicos, a conservação deve ser feita com tintas especiais, mesmo cuidado necessário com a parte externa da casa. Materiais como vidro, plástico e acrílico possuem boa resistência à maresia e devem ser utilizados para compor móveis e caixas que abrigarão objetos mais delicados e sensíveis, garantindo assim que os mesmos não sofram danos com a maresia.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*