Piso vinílico vs Piso Laminado vs Carpete de madeira vs Pisos de madeira

Se você quer reformar o piso de algum comodo da sua casa, e gosta de pisos do estilo madeira, mas não entende a diferença entre eles, esse artigo explicará.

Piso laminado

Piso LaminadoO piso laminado visualmente é semelhante ao carpete de madeira, mas sua qualidade é bem superior, sua superfície possui uma proteção feita de laminado melamínico (similar a Fórmica).
A semelhança com a madeira nesses pisos é muito boa, chega a ser surpreendente, possui várias estampas coloridas e diferentes disponíveis para escolha
A alta resistência e o bom preço são suas grandes vantagens, a instalação é relativamente rápida e limpa, quando comparados ao piso de madeira
A vantagem desse piso é a alta resistência (fique atento a qualidade do fornecedor também, pois variam muito),  preço menor e o tempo de instalação também é menor.

Piso vinílico

Piso Vinílico Garlic DecorAssim como o piso laminado, o piso vinílico também imita a madeira, com diferentes estampas é possível simular qualquer tipo de madeira que desejar, assim como o piso laminado, a instalação não demanda muito tempo, e nem faz muita sujeira. Os pisos vinílicos são anti-alérgicos, não retem poeira, anti-térmicos, anti-chamas, e de fácil limpeza. Sua resistência e durabilidade são ainda maiores que o piso laminado, oferecendo uma resistência maior a sol e chuva, mas isso tem um preço, já que os pisos vinílicos são mais caros que os laminados. O piso vinílico pode ser do estilo click, em manta ou em placas.

Carpete de madeira

No Brasil muitas vezes é confundido com o piso laminado, mas na verdade o carpete de madeira, embora muito parecido visualmente, tem uma diferença, já que por cima existe uma camada bem fina de madeira natural, colada e prensada sobre um bloco de mdf ou mdp. A vantagem do carpete de madeira é o tempo de instalação em relação ao piso de madeira e o preço, porém possui durabilidade bem inferior ao piso laminado, piso vinílico e piso de madeira, e tem uma baixíssima resistência a água.

Pisos de madeira

Piso de MadeiraEsse tipo de piso é constituído de madeira natural em toda sua composição. Os pisos de madeira podem ser de diferentes tipos de madeira como ipê, tauari, peroba, etc. A vantagem desse piso é a alta e longa durabilidade, e após raspagem fica como novo, a desvantagem fica por conta da instalação ser demorada e cara, embora a manutenção para deixar o piso novo possa ser feita, também é cara e demorada, além da instalação o próprio produto também é caro, outra desvantagem entre os produtos mais modernos como piso vinilico e laminado é o fato de não ser anti-alérgico e reter mais poeira.

Conclusão

Se o ambiente onde você instalará o piso não tiver muita umidade e não for molhar, você pode optar pelo Piso Laminado, não indicaria carpetes de madeira de verdade, acontece que no Brasil muitas vezes o piso laminado é chamado erradamente de carpete de madeira.

Agora se a área terá contato com água e você deseja mais durabilidade do piso, as opções são os piso de madeira e piso vinílico, e eu recomendaria o piso vinilico, a não ser que você faça questão de ter uma madeira de verdade, esteja disposto a ter paciência com a instalação e não seja alérgico.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*