Porque estão os jovens a investir no sector rural?

O número de pessoas interessadas em investir em áreas rurais, apostando em negócios como agricultura, turismo rural e negócios agro-alimentares é cada vez maior. Se há algumas décadas muita gente deixou as terras em que trabalhava para procurar emprego nas grandes cidades, hoje o percurso de muitos empreendedores é em sentido contrário.

Mas a questão que muitas vezes se levanta são as razões que levam estas pessoas a fazerem este percurso. Algumas que o podem explicar são:

  • Identificação de oportunidades de negócio

Muitos empreendedores aperceberam-se, nos últimos anos, do potencial de alguns produtos produzidos em determinadas regiões de Portugal. Apercebendo-se que podiam inovar nalgum ponto da cadeia de valor, tornaram-se produtores, investidores e empresários nestas áreas.

Portugal é um país cheio de saberes e sabores tradicionais, sendo que muitos estavam mesmo à espera de ser partilhados com o mundo. E agora essa partilha tem vindo a concretizar-se, através de produtos magníficos espalhados um pouco por todo o mundo!

  • Mudança de estilo de vida

Existem pessoas a mudarem-se para o interior porque sentem a necessidade de mudar o seu estilo de vida: Procuram um ambiente mais saudável, com ar puro e acesso a alimentos frescos produzidos localmente, longe do ruído e da confusão da cidade. Acabam por juntar o útil ao agradável, criando muitas vezes o seu próprio emprego na área rural.

  • O desemprego

O desemprego faz com que as pessoas procurem alternativas aos empregos que inicialmente consideravam ter. Muitas dessas pessoas tem familiares ou amigos que apostaram num negócio na área rural, o que os leva a seguir por esse caminho.

  • Os incentivos ao Investimento em áreas rurais

Desenvolver projetos que valorizem o interior do país e que sejam na área agrícola ou turismo rural podem, muitas vezes, obter apoios/ financiamento por parte de fundos nacionais ou comunitários. Em Portugal existe, por exemplo, O Programa de Desenvolvimento Rural. Os agricultores podem efetuar a sua candidatura ao PDR 2020 e obter apoios na área agrícola ou turismo rural.

  • A acessibilidade

Muitos jovens pretendiam anteriormente investir neste tipo de negócios, mas muitos deles um isolamento, sem contactar com as pessoas que mais gostavam. A tecnologia e as maiores acessibilidades (a nível físico) vieram encurtar distâncias, fazendo com que uma vida num ambiente rural não signifique, necessariamente, isolamento.

Os fatores acima descritos são alguns dos que podem explicar esta mudança nos comportamentos migratórios dentro do próprio país por parte de jovens empreendedores.

A aposta na vida rural pode ter ainda outras motivações diferentes das acima listadas, mas é, sem dúvida, um aspeto positivo, que pode ser importante quer para a economia a nível nacional, quer para o desenvolvimento a nível regional das áreas onde investe.

No comments yet.

Deixe um comentário

*