Praias, artesanato e a noite agitada que cerca os hotéis em Fortaleza

A capital do Estado do Ceará está entre os primeiros nomes no ranking de destinos turísticos mais procurados no Brasil. Os hotéis em Fortaleza possuem grande movimentação durante o ano todo devido à suas praias e ao turismo cultural, que fazem com que ela seja considerada uma das mais importantes cidades do nordeste brasileiro.

Uma das mais notáveis atividades comerciais de Fortaleza é o artesanato, que inclui vasos de barro estilizados, diversos trabalhos em tecidos como roupas, toalhas, colchas e a tradicional renda labirinto, de origem árabe e trazida ao Brasil pelos portugueses. No Centro de Artesanato do Ceará, o CEART, os próprios artistas expõem suas criações e alguns até as produzem ali mesmo, aos olhos do clientes, tornando o produto único. Outros lugares ótimos para encontrar produtos feitos a mão em couro, palha ou argila são o Mercado Central e a feirinha noturna da Praia de Meireles, que conta com dezenas de barracas abertas todos os dias.

A maior concentração de hotéis à beira-mar em Fortaleza – desde hotéis baratos até os mais luxuosos – está nas praias do litoral central: Iracema, Meireles e Mucuripe. Ladeadas pela avenida Beira Mar, as três praias possuem basicamente as mesmas características: calçadão movimentado, quadras esportivas, quiosques e barracas por toda a orla. As praias da capital fazem parte do imaginário do povo brasileiro por causa dos artistas cearenses, que frequentemente as citam em suas obras como Iracema, livro e personagem do romancista José de Alencar, e Mucuripe, citada por Fagner em sua música ao mencionar os barcos à vela que saem da enseada para pescar todas as manhãs.

Existe pouquíssima procura por hotéis em Fortaleza próximo ao aeroporto, pois a noite agitada do centro e das praias da cidade se mostra muito mais convidativa ao turista. Aldeota e Varjota são os lugares mais procurados por quem deseja jantar num bom restaurante, os bairros são cheios de opções que vão desde as comida típicas do Ceará até o melhor da cozinha internacional. Os bares do centro se animam ao som do forró e o Bar Pirata é o maior e mais famoso deles. O imenso bar é todo decorado com objetos típicos da pirataria como barris de rum, redes, caveiras e chapéus, além de dois mastros de navio na fachada do bar.

Na Praia do Futuro, no litoral leste, a agitação não perde em nada para o centro, e também é bastante procurada para reserva de hotéis em Fortaleza. As barracas da orla, como a do Chico do Caranguejo, possuem o melhor da culinária local e servem algumas das mais tradicionais receitas cearenses com frutos-do-mar e ingredientes típicos do sertão. Além da boa comida, em determinados dias as barracas da praia ainda tem apresentações de comediantes, marcas registradas do estado que já gerou grandes nomes do humor como Tom Cavalcanti, Tiririca e o grande mestre, Chico Anysio. Motivos não faltam para conhecer a capital cearense.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*