Propaganda é a alma do negócio, será?

Olá pessoal, há um jargão antigo muito utilizado de que a “propaganda é alma do negócio”. Sou professor de marketing e tenho um blog sobre negócios e me pergunto, será mesmo?

Vou iniciar com uma pequena explicação de que a propaganda é apenas uma ferramenta do composto de marketing que pode ou não ser utilizada. Claro que sua utilização é benéfica mas vou mostrar alguns exemplos de marcas e produtos muito conhecidos e que durante anos não usaram propaganda como elemento principal de suas estratégias de divulgação.

Estratégias mercadológicas são vitais para qualquer tipo de negócio. É delas que nascem a interação entre a empresa e o mercado, os consumidores, o público alvo. Essas estratégias possuem um grande número de ações que estão à disposição do gestor/ empreendedor a citar algumas: planejamento estratégico de marketing, segmentação de mercado, relacionamento com os clientes, promoções e divulgações, informações de mercado, propaganda entre outros.

Propaganda é apenas uma parte do processo e NÃO a razão do sucesso. Pode utilizar várias estratégias de marketing sem usar a ferramenta propaganda, principalmente propaganda televisiva como é ligado jargão.

Por exemplo: todos conhececem, usam ou já usaram um produto da marca TupWear (aqueles potinhos de plástico para armazenamento). Seus avós usaram, seus pais, você usa e provavelmente seus filhos usarão. Quem se lembra de ver qualquer tipo de propaganda na TV ou rádio dessa marca ou produto? Sua estratégia era divulgação por revendedoras e catálogos e não por propaganda.

Vamos a outro exemplo: AVON é uma das maiores industrias do mundo em seu segmento. No Brasil iniciou suas atividades de propaganda em TV há mais ou menos 14 anos. Bom, quer dizer que a AVON virou potencia de 14 anos para cá? Claro que não!

São apenas exemplos para mostrar que um planejamento bem feito e o uso de outras ferramentas podem levar seu negócio ao sucesso. E que o jorgão é apenas um artifício muito bem promovido pelo colegas publicitários, parabéns para eles.

Artigos sobre gestão de negócios, planejamento estratégico, marketing, franquias e gestão profissional estão em meu blog. Passe lá e divirta-se.

Abraços e sucessos.

Rafael Alexandre

http://asfranquiasbaratas.blog.br/

No comments yet.

Deixe uma resposta

*