Quais são os critérios que diferenciam as universidades, os centro universitários e as faculdades?

Muitos de nós que atuamos no mundo acadêmico, mal sabemos diferenciar as modalidades de Instituições de Ensino Superior. Se você se identificou, o presente artigo visa esclarecer os principais critérios que diferenciam as universidades, faculdades e centros universitários.

professorboaratti.com.br

1-     Universidade

As definições para cada modalidade institucional de ensino, foram reguladas a partir do decreto Nº 5773/06.

Todas instituições, inicialmente são credenciadas sempre como faculdades. A mudança para universidade deve ocorrer somente se cumprir com os seguintes pré-requisitos:

– Integração institucional entre o ensino, a pesquisa e extensão;

– produção intelectual institucionalizada a partir do estudo sistemático das questões que envolvem as realidades regional e nacional;

– o corpo docente da instituição deve ser formado por no mínimo um terço com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

– um terço do corpo docente deve desempenhar suas atividades (ensino, pesquisa e extensão) em tempo integral.

2-     Centro Universitário

Os centros universitários são caracterizados por serem, geralmente, menores do que as universidades. Outro aspecto peculiar é que ele não são obrigados a criar cursos de pós graduação.

Sendo assim, a definição de centros universitários, deve levar em conta os seguintes critérios:

– cursos de Ensino Superior que abrangem diversas áreas do saber (pluricurricular);

–  um terço do corpo docente com a titulação de mestrado ou doutorado;

–  um quinto dos docentes contratados para desempenhar suas atividades no regime de tempo integral;

–  condições de trabalho adequados para as atividades de ensino.

3-     Faculdade

É caracterizada por uma atuação mais específica em poucas áreas do conhecimento. Nesse sentido, é uma instituição voltada para uma formação especializada, portanto, o nível de exigência, por exemplo, com relação ao corpo docente, é bem menor do que nas universidades e centros universitários: o corpo docente deve ter no mínimo, pós graduação (lato senso). Ou seja, a exigência quanto à titulação de mestrado e doutorado é mais flexível.

Outra característica específica da faculdade é que o Ministério da Educação deve autorizar a criação de programas de ensino, portanto, a faculdade não possui autonomia para tal, diferentemente da universidade e centro universitário.

Fonte: www.professorboaratti.com.br

No comments yet.

Deixe uma resposta

*