Síndrome da Visão de Computador é causa da exposição prolongada dos olhos no monitor de vídeo

Se você está lendo este texto, provavelmente você pode fazer parte dos 50% a 90% de pessoas que são acometidas com a Síndrome da Visão de Computador.

Causas

Também conhecida como síndrome do olho seco, é uma condição temporária causada pela exposição prolongada e interrupta dos olhos num monitor de vídeo. A era da internet, na qual mais pessoas passam a jornada de trabalho inteira em frente ao computador, sem contar as horas que passam acessando e-mails pessoais ou mídias sociais, tornou a síndrome ainda mais freqüente entre a população.

Sintomas

E isso não vale só para os adultos, as crianças e os adolescentes também é uma parcela que pode ser atingida, já que costumam passar horas a fio em frente à tela do computador. É necessário estar atento aos sintomas que a Síndrome da Visão de Computador pode causar como dor de cabeça, rigidez no pescoço, dor nas costas e nos punhos são sintomas mais comuns.

Estes são os sintomas mais comuns para casos primários, mas tratando-se de pessoas que costumar ficar mais de 15h em frente à tela do computador, os danos à visão podem ser mais graves, como fadiga ocular, visão embaçada e olho seco. Estes sintomas podem ocasionar fadiga física, declínio da produtividade, aumento de erros e até problemas na visão que vão desde a coceira nos olhos até uma grave irritação ocular.

De acordo com especialistas em oftalmologia e donos de óticas do Brasil, ambientes secos ou com ar-condicionado também auxiliam a ocorrência de casos de Síndrome da Visão de Computador, pois leva os olhos a piscar menos e é o princípio para diversos problemas de saúde ocular. Uma das recomendações para quem devido a estudos ou trabalho tem que passar muito tempo em frente à tela do computador é utilizar óculos com lentes específicas para usuários de computador.

Os óculos que possuem as lentes azuis proporcionam mais conforto e muito mais proteção para quem usa o computador, uma vez que elas reduzem o cansaço visual, a sonolência e as dores de cabeça. Os óculos com esse tipo de lente podem ser adquiridos em óticas brasileiras, inclusive em compras de óculos online.

Dicas para evitar a Síndrome da Visão de Computador

– Reduza o brilho das superfícies planas e da tela do computador, instalaando, de preferência, uma tela antirreflexo no monitor

– Substitua monitores antigos pelos novos modelos em LCD.

– Aprenda a fazer os ajustes do monitor, em termos de brilho, tamanho, definição, contraste e cor.

– Acostume-se a piscar com mais frequência.

– Dê pausas mais longas,  a cada duas horas de uso de computador.

– Adote princípios de ergonomia na sua mesa de trabalho.

– Invista em óculos apropriados para usar o computador.

– Faça um check-up ocular anualmente.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*