Sites, lojas online e WordPress.

No artigo de hoje vamos abordar a temática da criação de sites, lojas online, e fazer uma pequena introdução ao WordPress, uma plataforma de gestão de conteúdos, que permite, através de diversos templates/temas, criar basicamente o que você quiser, e colocar tudo em funcionamento. Mas vamos por partes:

A importância de ter um site e/ou loja online

Loja da Amora

A estrutura base da Internet são os sites, e através deles podemos atingir uma grande massa de pessoas. Além disso, podemos profissionalizar a imagem da nossa empresa, ou produto, de modo a garantir maior confiança para o utilizador. De qualquer forma, para quem tem uma empresa, é quase imprescindível ter um site, quer seja ele informativo, ou integrado como loja online, e como tal, é importante recorrer a empresas especializadas em criação de sites e lojas online.

O que vamos abordar no tema de hoje é, como referido, a importância de ter um site e uma loja online, e vamos sintetizar também o que é o WordPress, sendo este um dos maiores (senão o maior) CMS, Content Management System, do mundo, e que que mais empresas utilizam para desenvolvimento de sites e lojas online.

A importância de ter um site

Ter um site na Internet actualmente não é apenas um privilégio luxuoso, mas sim praticamente uma obrigatoriedade de quem tem uma empresa ou negócio. Esta ferramenta permite a comunicação expressiva com o seu cliente, demonstrando, por exemplo, o potencial do mesmo. Mas há muitas mais funcionalidades, você poupará tempo, por exemplo.

Imagine que você repara que há umas certas perguntas que são regularmente colocadas há empresa: bem, você poderá criar uma página de F.A.Q (Frequently Asked Questions, ou Perguntas que são feitas frequentemente) e evitar a perda de tempo a dar as mesmas respostas de sempre.

Deste modo, também poderá fornecer dados como a localização, contactos, e afins, e a empresa poderá ser achada mais facilmente pelos seus clientes, visando a facilitação de todo este processo, que até antes da Internet, teria que ser feito manualmente.

A importância de ter uma loja online

Outros tempos… Mudou-se muita coisa desde a existência da Internet. Agora já pode ter o seu negócio, no conforto de casa, mesmo sem ter uma loja física/presencial. A importância de ter uma loja online é inegável, praticamente pelos mesmos motivos que é imprescindível ter um site.

Numa loja online, você poderá vender os seus produtos para todo o mundo, se esta assim estiver configurada, com poucos cliques, e sem ter de se preocupar com diversos factores. As transportadoras irão se assegurar de fazer o envio, e há também softwares de gestão que permitem facturar tudo conforme o regulamento de cada país. Definitivamente, não é um bicho de sete cabeças vender através da Internet.

O que é o WordPress?

O WordPress é um dos esqueletos destas duas vertentes (sites e lojas online). Actualmente, é este o programa mais utilizado para desenvolvimento de todo o tipo de sites. Apesar de ter nascido na sua essência como plataforma para blogar, o WordPress, fruto do seu crescimento e amadurecimento, foi ganhando funcionalidades que lhe permitiram alcançar todo o tipo de público, e grandes empresas, e até instituições governamentais, utilizam esta plataforma para a criação dos seus sites.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*