Toranja: propriedades e benefícios na perda de peso, diabetes, câncer…

A toranja tem menos calorias do que qualquer outra fruta cítrica, como a laranja, tangerina ou limão. Este citrino pode agir favoravelmente na diabetes sobre os níveis de insulina e ajudar a perder peso. Mas atenção, a toranja não queima gordura corporal.

Toranja, propriedades e benefícios na perda de peso, diabetes, câncer

A Toranja é uma fruta saudável em muitas virtudes, e não apenas para perder peso. Na verdade, esta cítrico faz parte de dietas de emagrecimento devido ao seu poder diurético, mas também é bom para combater a diabetes e até mesmo alguns medicamentos contra o câncer.

Rica em nutrientes e vitaminas, 90% do conteúdo da toranja é água, e é o que lhe dá a grande capacidade de saciar o estômago.

A toranja também tem menos calorias do que muitos outros citrinos, tais como a laranja, tangerina ou limão, e alguns dos seus compostos podem actuar positivamente sobre os níveis de insulina, uma hormona relacionada com a acumulação de gordura corporal.

Cada porção de cem gramas comestíveis, a toranja contém 39 calorias , 17 miligramas de cálcio, 57 miligramas de Fósforo e 16 de ferro, assim como vitamina C (40 miligramas), vitamina B2 (2  miligramas), vitamina B1 (4 miligramas) e vitamina A (80 miligramas).

A toranja é uma fruta rica em:

  • Vitamina C
  • Ácido fólico
  • antioxidantes carotenóides
  • potássio e magnésio
  • ácidos málico, oxálico, tartárico e cítrico

A toranja não queima gordura

Pelas suas qualidades diuréticas e de limpeza, a toranja tornou-se a estrela de muitas dietas de emagrecimento onde se recomenda comer a polpa da fruta ou beber o suco natural de forma abundante e regular.

A toranja ajuda a perder peso, mas não é uma solução de emagrecimento milagrosa.

De acordo com o Dr. Manuel Zamora Gómez, mestre em Dietética e Nutrição as suas qualidades de emagrecimento da toranja podem ser úteis quando esta é incluída na dieta sob supervisão médica, que deve ser personalizada, variada, suficiente em calorias e deve ensinar a pessoa a comer bem, e nunca a toranja deve ser o único ou principal ingrediente, como proposto por algumas dietas drásticas, uma vez que pode causar desequilíbrios e deficiências nutricionais.

” Este citrino ajuda a perder peso, mas não é uma solução mágica para perder peso “. Diz o Dr. Connie Diekman, ex-presidente da American Dietetic Association (ADA).

De acordo com Diekman, “não existe nenhuma evidência de que a toranja contenha enzimas que queimam gordura corporal. Inicialmente ajuda a perder peso através da eliminação de líquidos, mas não de gordura associada a riscos para a nossa saúde.

Bom contra a diabetes e tratamentos contra o câncer

Um relatório científico da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e Hospital Geral de Massachusetts (EUA) explica que um antioxidante associado com o gosto amargo da toranja é capaz de aumentar a sensibilidade à insulina.

A substância chamada naringenina e também presente em outros citrinos, é capaz de activar uma série de proteínas que ajudam o fígado a eliminar os ácidos gordos para melhorar a situação dos pacientes com diabetes, de acordo com o estudo publicado no Jornal científica PLoS ONE.

Além disso, o sumo de toranja pode ser utilizado de forma controlada, para aumentar a disponibilidade e eficácia da rapamicina, um fármaco oncológico usado no câncer, de acordo com o Dr. Ezra Cohen, especialista do cancro na Universidade de Chicago (EUA).

De acordo com uma ensaio clínico de Cohen, publicado em Clinical Cancer Research, beber um copo de sumo de toranja (237 mililitros) por dia, permite reduzir a dose de rapamicina aos pacientes.

Esta combinação poderia ajudar pessoas que sofrem de câncer a evitar os efeitos colaterais associados ás altas doses desta droga. No entanto, quando se esta a tomar a medicação juntamente com consumos de toranja abundantes e frequentes, o médico deve ser informado para evitar possíveis interações.

No comments yet.

Deixe um comentário

*