Os 4 Melhores Tratamentos para Psoríase: medicamentos tópicos, fototerapia, terapia sistêmica e terapia biológica

tratamento para psoríase
Esta é uma condição diferenciada de uma doença crônica que possui uma relação com diversos fatores genéticos. A psoríase não tem cura, mas tem tratamentos, além disto não há como prevenir a doença, apesar de ser possível controlar a sua reincidência.

psoríase no braço e cotovelo

O tratamento da psoríase depende bastante dos quadros clínicos apresentados, e poderão inclusive variar desde uma simples aplicação de medicações tópicas, até mesmo os tratamentos considerados mais complexos.

Não há uma forma de se acabar de maneira definitiva com a psoríase, mas sim, é possível conseguir uma remissão total do problema, se obtendo uma cura clínica. E ainda não é possível, em contrapartida, afirmar que a doença não deverá voltar depois do desaparecimento dos seus sintomas.

São quatro tipos diferenciados de terapia para a psoríase, entre elas podemos citar os medicamentos de utilização tópica, fototerapia, terapia sistêmica, e ainda terapias biológicas.

Medicamentos de utilização tópica

pomada para combater a Psoríase

Os medicamentos de trato tópico geralmente são prescritos para a psoríase leve a moderada, ou seja, quando a psoríase afetar pelo menos 30% ou menos na área de superfície corporal. São devidamente utilizados os cremes e pomadas de forma direta nas regiões afetadas.

Entre os cremes podemos citar a antalina, o coaltar, além de derivados de vitamina D3, corticoides, entre outros medicamentos.

Terapia sistêmica

Esta consiste na utilização de medicamentos por períodos de tempo específicos, seja ele por via oral ou ainda em forma de injeção. Estes medicamentos são bastante indicados em casos moderados e graves e pacientes que não se obteve alguns resultados com tratamentos para psoríase de forma tópica.

Entre os mais utilizados podemos citar o metrotexate, a ciclosporina, a acitretina, bem como os retinoides em via oral.

A maioria das terapias sistêmicas por sua vez não deverão ser utilizadas por mulheres grávidas, já que poderão gerar anomalias congênitas no feto, em contrapartida, é importante se utilizar um bom senso para avaliar toda a relação de custo e benefício de terapias e individualizar a mesma para cada uma das gestantes.

Terapias biológicas

As terapias biológicas também são interessantes, e ainda são bastante efetivas para controlar a artrite psoriática inclusive.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*