A vantagem dos tutoriais na internet

A internet é um mundo de curiosidades, variedades, onde é possível fazer de tudo: comprar, pesquisar, ler, comparar preços, se comunicar com parentes e amigos que moram longe, fazer aulas e cursos, se inscrever para provas e concursos. Enfim, a internet é realmente um mundo de possibilidades.

Muitas vezes, quando não conseguimos fazer algo, procuramos na internet, como, por exemplo, terminar um projeto de gravação de DVD, podemos procurar no Youtube, algum vídeo explicativo e assim, terminar de maneira rápida o trabalho. Podemos encontrar vários tutoriais, mas é preciso atenção na hora de procurar e seguir.

O que é um Tutorial?

São um tipo de passo a passo ou aula, que ensina alguma coisa de forma fácil de entender e de seguir.

Podemos encontrar de tudo na internet, desde coisas que ajudam, até coisas que não auxiliam em nada ou até mesmo atrapalham. Há alguns tutoriais que são até bem intencionados, mas não explicam muita coisa. Por isso, é importante buscar aqueles que possuem mais visualizações.

Também, no Youtube, há a opção “gostei” e “não gostei”. Preste atenção à esta opção e aos comentários, pois há muita gente que faz um vídeo de qualquer jeito, fazendo propaganda enganosa, apenas para ter um vídeo bem visualizado no canal, mas que na verdade não ajudam nada.

Até porque, há diversos tipos de tutoriais na internet, e as pessoas que são mais autodidatas, ou seja, conseguem aprender sozinhas ou apenas observando, podem acabar sendo enganadas, perdendo tempo com um vídeo de baixa qualidade.

Tutoriais escritos

Não só de vídeos vivem os tutoriais. Há muitos com apresentação de imagens, com o passo a passo, explicando cada parte da tarefa. Há também tutoriais apenas com imagens. O que parece ser complicado muitas vezes é tão simples que pode ser feito rapidamente apenas observando imagens e lendo a descrição das mesmas.

Há diversos tipos de tutoriais na internet: aulas de inglês, aulas de exercícios, dicas de Solidworks, um software utilizado principalmente por engenheiros para modelar peças em três dimensões, tutoriais de fotografia, explicando até o mecanismo das máquinas, tutoriais de maquiagem e até mesmo de corte de cabelo.

Porém, nem sempre é bom seguir estes tutoriais, são mais indicados para aqueles que precisam de uma mãozinha de última hora, para evitar erros.

O ideal seria procurar aulas e cursos presenciais, onde será mais fácil tirar todas as dúvidas pessoalmente.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*