Um pouco mais sobre clima organizacional

O clima organizacional nada mais é do que toda a qualidade do ambiente de trabalho, esta que é percebida ou mesmo experimentada por todos os participantes de empresas que acabam definitivamente influenciando todo o seu comportamento. Esta nada mais é do que aquela atmosfera psicológica que podemos perceber quando entramos em ambientes, e que acabam por nos fazer sentir muito mais ou menos a vontade para permanecermos por ali.

Podemos dizer que somos influenciados diretamente por todo o clima organizacional, e ao mesmo tempo o influenciamos. Com isto todo o ciclo de influências deverá criar um efeito determinado, este que será chamado de realimentação de auto reforço, fazendo assim com que algumas características da cultura possam definitivamente ser amplificadas através de comportamentos existentes em todo o dia a dia.

Desta forma se a cultura organizacional for considerada como algo virtuoso, todo o ciclo irá amplificar os comportamentos construtivos, podendo gerar assim muito mais produtividade com qualidade.

Apesar de tudo isto caso a cultura seja considerada viciosa, os ciclos irão se arrastar e a empresa cada vez mais irá ter comportamentos destrutivos, prejudicando assim toda a produtividade e ainda desgastando as pessoas bem como seus relacionamentos.

É fundamental que possamos perceber os fatores que dificultam toda a manutenção de clima organizacional se pretendermos intervir sobre o assunto de forma significativa.

Sobre os inimigos do clima produtivo

Podemos citar que como principais inimigos do clima produtivo são os problemas relacionados diretamente entre os colegas, gestores e também os subordinados, a falta de uma boa comunicação considerada eficiente, bem como atitudes negativas, tudo isto poderá interferir de forma negativa na empresa. E para que se possa saber se a sua empresa vem entrando neste tipo de problema, veja alguns sinais importantes que podem fazer toda a diferença.

Podemos perceber uma série de fatores, mas principalmente uma perda de talentos, reclamações de ordem trabalhistas, retrabalhos bem como desperdícios e ainda perdas consideradas diversas.

Podemos dizer também que existe um diminutivo de produtividade, de motivação, de inovação, entre vários outros problemas que poderão fazer toda a diferença e fazer melhor4ar ou piorar definitivamente o trabalho realizado.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*