5 dicas para suas contas a pagar

contas a pagar e receber

Uma forma de manter seu financeiro organizado, seja da sua empresa, da sua casa ou pessoal, é fazendo o registro das contas a pagar e receber, pois você terá o controle de toda a movimentação do dinheiro que ocorre em caixa e, detendo tal conhecimento, você saberá prever o quanto de dinheiro precisa para manter o seu negócio ou a sua casa.

Mas vamos falar agora apenas sobre o financeiro da empresa onde você trabalha, isso é o que nos interessará. As contas a pagar talvez sejam vistas sempre como as vilãs, pois vai uma enxurrada de dinheiro junto a elas. Mas uma coisa é certa: esse gasto todo é sempre necessário, pois é ele quem mantêm a empresa de pé e funcionando bem. É claro que alguns gastos podem ser mais fúteis que outros, podendo você modificá-los ou até cortá-los das despesas, mas para visualizar essa necessidade deve-se ter o registro das contas a pagar antes de tudo. E para fazer isso, iremos dar 5 dicas que te ajudarão no local onde trabalha.

1 – Gaste menos do que a empresa recebe, pois o contrário é o que a fará cair nas dívidas que, muitas vezes, são difíceis de fugir após um tempo. O mais recomendado é que o total de contas a pagar seja menor que o total de contas a receber, saindo, inclusive, um saldo positivo disso.

2 – Registre sempre todas as contas a pagar, seja em cadernos financeiros, planilhas ou softwares oferecidos por empresas que servem unicamente para gestão financeira empresarial. Escolham o melhor para sua empresa e comecem já!

3 – Pague suas contas em dia, evitando juros e multas que só farão suas despesas aumentarem. Por isso o registro das contas é importante, pois te ajuda a verificar as datas de vencimento das contas e se elas todas já foram pagas ou não.

4 – Antecipe pagamentos que dêem descontos. Quanto menos dinheiro gasto melhor, não é? Pode até parecer ruim gastar dinheiro antecipadamente, mas as vantagens são maiores ainda quando isso é feito.

5 – Em caso de dificuldade financeira, renegocie. Não espere “a bomba estourar”: antecipe o período de dificuldades e renegocie o quanto antes puder.

E uma dica de ouro: seja organizado e se comprometa com a boa gestão financeira da sua empresa.

No comments yet.

Deixe um comentário

*