Alumínio: a moda praia dos acabamentos

Quem mora em cidade litorânea conhece bem o drama: a maresia simplesmente não dá trégua. Qualquer objeto de ferro ou outros metais que oxidam com a umidade são devorados pelo vento que vem do mar, carregado de areia fina e sal. Em pouco tempo, janelas, portas e basculantes que antes estavam em perfeito funcionamento e aparência começam a agarrar, ranger e figurar com marcas de corrosão.

E acabamentos de ferro corroído são indisfarçáveis, não é? Especialmente quando pintados de branco! As manchas cor de cobre vêm logo depois das bolhas na tinta – que já eram feias por si só, porém ainda passavam menos visíveis. O que antes estava bonito de se ver agora é só desgosto e arrependimento. Pode-se dar tratamento àquelas peças para remover a ferrugem e pintá-las novamente, mas é certo que a maresia voltará a agir. O que fazer? Há sempre a opção da madeira, mas uma boa madeira é cara e nem sempre cabe no orçamento. A solução mais viável, neste tipo de caso, é o uso do alumínio, como nas portas balcão.

Driblando a maresia

Com-a-porta-alumínio-você-ganha-alguns-pontos-também-contra-a-maresia-do-litoral.O alumínio indiscutivelmente é uma das soluções mais procuradas para fugir dos danos infalíveis da maresia em moradias no litoral. Apesar de ser metálico, é feito de uma liga praticamente imune aos danos provocados pela maresia e pela umidade de modo geral. Sua flexibilidade (mais que o ferro) permite que assuma uma grande variedade de tamanhos, formatos, cortes, etc., e por isso ele encontra aplicação para portas de dobradiça, portas de correr (as portas balcão), janelas, basculantes…

Você certamente já viu este tipo de material em uso em vários lugares. A versatilidade das portas balcão de alumínio as torna ideal para uso em espaços pequenos onde uma porta de madeira comum, por exemplo, não ficaria adequada; mesmo sendo de correr, uma porta de madeira é mais larga e pesada e estas características às vezes tornam seu uso pouco prático – ou mesmo impossível. As portas balcão são bastante leves e de instalação muito fácil.

Tanto as portas quanto as janelas em alumínio podem ser inteiriças (ou seja, totalmente “fechadas”) ou então com caixilhos para vidro (como portas de apartamentos com sacada, por exemplo. Pode-se, ainda, conjugar os dois tipos na mesma peça: uma janela com duas bandeiras fechadas (estas podendo ser ventiladas com pequenos furos ou não) e duas bandeiras com vidro (ideal para manter a janela fechada e ainda assim permitir a entrada de luz solar).

Visual que encanta

Além-de-muito-mais-prática-a-porta-balcão-de-alumínio-se-destaca-principalmente-por-seu-design.A princípio, pode-se pensar que o uso das portas balcão em alumínio sejam uma solução prática mas pouco estética. Na verdade, é o contrário. O alumínio pode ser pintado da cor desejada pelo cliente, mas seu uso sem pintura (ou seja, prata fosco) confere um ar de sofisticação que a madeira não alcança com facilidade.

As linhas retas podem ser quebradas com o tipo de acabamento desejado – como pequenos entalhes feitos ainda na fábrica, como “dobras” ou ranhuras; a grossura das tiras de alumínio entre os vidros também interferem muito no visual (porem há medidas mínimas para garantir a segurança e a sustentação da porta ou janela que devem ser respeitadas). As próprias dimensões da peça, se definidas adequadamente em relação ao ambiente e à sua função, também interferem.

Por fim, a maior vantagem da porta balcão – e isso em qualquer ambiente, não só nos litorâneos – é mesmo a claridade. O alumínio aliado ao vidro nas peças confere uma transferência de luz entre os ambientes separados pela porta ou janela que nenhum outro material consegue. Isto implica, inclusive, na economia na conta de luz, já que seguramente as luzes do ambiente interno poderão ficar desligadas por mais tempo por causa da entrada da luz do exterior.

A porta balcão em alumínio veio para ficar na moda praia.

No comments yet.

Deixe um comentário

*