As principais vantagens das queixas contra as equipas de arbitragem

Queixar-se do trabalho das equipas de arbitragem é já quase uma tradição do futebol. Os árbitros pecam, na opinião dos clubes de futebol, por omissão, por excesso de zelo, abuso de poder dentro do campo, entre outras causas. São inúmeras as queixas apresentadas pelos clubes de futebol contra as equipas de arbitragem. Quais são as reais vantagens das queixas contra os árbitros é o que vamos ficar a saber de seguida:

Efeito dissuasor

Ao apresentar uma queixa formal junto das instituições competentes para regularização da atividade dos árbitros, os clubes de futebol conseguem obter um efeito dissuasor. As equipas de arbitragem tendo a noção exata de que os possíveis erros de apreciação serão objeto de queixas com consequências para as suas carreiras tenderão a executar ainda mais conscienciosamente a sua tarefa dentro de campo.

Repetição do jogo ou parte dele

As queixas contra a arbitragem encaminhadas para a UEFA ou para a FIFA podem por vezes resultar na repetição da parte do jogo que deu origem à polémica, caso estas federações de futebol entendam que de facto houve erro da equipa de arbitragem. Embora a politica quer da UEFA quer da FIFA passe por não desautorizar os árbitros nem abrir precedentes, em caso de comprovado erro de arbitragem a repetição pode ser uma mais-valia. É uma vantagem para o clube que apresentou queixa pois dará oportunidade de repor a justiça no resultado final do jogo.

Ser ressarcido

Uma outra vantagem que pode advir da apresentação de queixa contra uma equipa de arbitragem é a possibilidade de que seja reconhecido o erro e entregue ao clube prejudicado a quantia monetária que lhe seria atribuído em caso de empate. Normalmente a repetição da parte do jogo na qual ocorre o erro é empregue mais frequentemente do que a compensação financeira, mas em caso da entrega do prémio o clube queixoso terá algum lucro o que é indubitavelmente uma vantagem.

Abertura da arbitragem às novas tecnologias

Apresentar queixa contra os alegados erros dos árbitros faz com que quem manda se vá consciencializando de que as novas tecnologias oferecem um leque completamente diferente e porventura mais eficiente de arbitrar o futebol. Arbitrar com auxílio de um ecrã aonde se possa ir apercebendo dos pormenores mais duvidosos é porventura o futuro da arbitragem. O elevado número de queixas contra a arbitragem pode levar a que os responsáveis pelas federações de futebol comecem a equacionar adotar a tecnologia de ponta ao serviço do espetáculo do futebol a bem da transparência de todo o processo de arbitragem.

Aproximar o clube e os adeptos

Quando os clubes apresentam queixas contra as equipas de arbitragem estão a dar sinais exteriores de que foram prejudicados e impossibilitados de chegar à vitória. Isto vai fazer com que os sócios se unam em torno do clube, atraindo a atenção da comunicação social e dos adeptos das apostas desportivas. Nós, seres humanos, temos a tendência de abraçar as causas dos que gostamos sem saber ao certo quem está certo ou errado.

Afastamento das equipas de arbitragem

Nem sempre a UEFA decide de acordo com as pretensões dos clubes queixosos o que não quer forçosamente dizer que não existam outras formas de punir os árbitros e das quais possam resultar também em vantagem para o clube. Por exemplo se determinada equipa de arbitragem se engana sempre que arbitra os jogos do clube queixoso, essa equipa pode vir a ser afastada da competição durante um determinado período de tempo. Esta é uma vantagem que funciona também a nível psicológico porque se realmente os jogadores estiverem convencidos que determinado árbitro os prejudica propositadamente será um descanso vê-lo temporariamente afastado.

“Sacudir a água do capote”

Se é verdade que, por vezes, o resultado final do jogo é prejudicado pelo desempenho menos eficiente da equipa de arbitragem, também é indiscutivelmente certo que muitas equipas de futebol se servem dos pretensos erros de arbitragem como forma de sacudirem a responsabilidade pelas derrotas. Nestes casos plantar no espírito dos adeptos a sementinha da dúvida e fazer com que admitam que a derrota se pode dever ao árbitro é uma vantagem para o clube. Apresentar queixa contra a equipa de arbitragem servirá para aumentar a credibilidade da intenção e para lhe conferir mais peso mediático.

Poder-se-ia dizer que os árbitros são acomodados, pouco amigos de correr, de ir atrás do jogo. Poder-se-ia dizer mas estaria errado. Geralmente o grupo dos árbitros é composto por profissionais competentes, atentos e briosos do seu trabalho. Admitir enganos e erros ocasionais só lhes aumenta o valor e os transforma em preciosas ferramentas para que o espetáculo do futebol possa acontecer cheio de adrenalina e pleno de desafios.

No comments yet.

Deixe um comentário

*