Como é realizada a reciclagem industrial do papel

Possivelmente, quando você era criança, já reciclou papel, seja na escola como uma experiência para a aula de ciências ou em casa, porque descobriu que era possível fazer.

As etapas desse processo eram bem simples: primeiro, você precisará picar o papel em pedaços bem pequenos. Depois, deixe-o de molho na água. Por último, coloque-o em uma tela para que seque bem fininho.  Prense-o para sua afinação e pronto!

Quando se trata de reciclagem industrial do papel, o processo não é muito diferente, a não ser pela quantidade e pelo maquinário apropriado. Apesar de existirem maquinas especificas para esse fim, o processo de separação do material ainda precisa ser feito de forma manual.

Passo a passo da reciclagem do papel

O primeiro passo é realizar a coleta do papel que pode ser reciclado. Quando ele chega à cooperativa de reciclagem, ele será separado novamente, agora de acordo com o tipo, espessura, composição e outros.

Feita a separação, o material irá para uma fragmentadora, que irá picá-lo em pequenos pedaços. Note que ela fará o mesmo trabalho que você fez na sua casa, porém, de uma forma muito mais rápida e com toneladas de papel de uma única vez.

Quando o papel estiver em pequenos pedaços, ele é direcionado a um tanque com água morna, no qual ficará em repouso até que amoleça e se desmanche. Quando isso acontecer ele irá se misturar com a água e formará uma pasta.

Essa pasta resultante passará por um processo de retirada de excesso de água e depois será distribuída em superfícies lisas. Aí, com a ajuda de uma prensa hidráulica, o papel será alisado, até que fique fino o suficiente para ser manuseado.

Já no formato ideal, ele precisará ser seco, antes de virar o papel reciclado que conhecemos. Após todos esses processos o novo papel já pode ser comercializado!

No comments yet.

Deixe um comentário

*