A importância de dar o correto destino ao lixo

A gestão de resíduos e a logística reversa são assuntos muito falados nos últimos tempos. Ambos têm um único objetivo: proteger o meio ambiente. Eles visam reduzir desperdícios em processos industriais e também dar o correto destino ao lixo. Dessa forma, recursos naturais são poupados e o meio ambiente agradece!

Dessa maneira, pretendemos quase anular o impacto ambiental que temos na natureza, com a extração dos recursos naturais e com a poluição.

Claro que essas medidas não fazem milagres e não ocorrem do dia para a noite. É preciso conscientizar indústrias e populações sobre o correto destino do lixo.

As empresas, por exemplo, não devem descartar seus resíduos em locais irregulares. Elas já são responsáveis por tratar e gerenciar seus resíduos, por lei.

As pessoas precisam educar as crianças – e muitas vezes os próprios adultos e idosos – à prática dos 3 Rs. Você já conhece?

O conceito dos 3 Rs é muito famoso nos Estados Unidos e chegou no Brasil há algum tempo. Cada R tem um significado fundamental para proteger o meio ambiente e os recursos naturais.

O primeiro R é de Reduzir. A redução deve estar presente na nossa vida em nosso dia a dia. Reduzir o consumo de energia, de água, de produtos que compramos no mercado e de lixo.

O segundo R é de Reutilizar. E isso ajuda a diminuir a quantidade de lixo também. Devemos reutilizar materiais, doar, fazer artesanato. Tudo antes de direcionar os materiais para o lixo. Lembre-se: o que é lixo para você pode ser importante para outras pessoas.

E o terceiro R é de Reciclar. Este conceito já conhecemos bem. Recicle seu lixo. Essa é a melhor forma de colaborar com o meio ambiente!

No comments yet.

Deixe uma resposta

*